Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 por Mecânica de Comunicação

Instituto OPUS divulga calendário de cursos para formação de rigger e supervisor de rigging

A agenda de cursos presenciais do Instituto OPUS de Capacitação Profissional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) terá início com o curso de Formação de Rigger, que será realizado entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, em sua sede, em São Paulo.

Com uma carga horária de 40 horas, capacita os profissionais a elaborarem e supervisionarem o plano de içamento de cargas, conhecido como plano de rigging, com a aplicação das normas técnicas e regulamentadoras vigentes e as especificações dos fabricantes de guindastes. O conhecimento adquirido no curso contribui para uma operação mais segura, mais eficiência e produtiva, com otimização dos recursos disponíveis.

O conteúdo programático contempla todos os fatores essenciais relacionados à operação de içamento de cargas, como por exemplo, dimensionamento dos dispositivos de içamento; cálculo da carga bruta e estática e carga de içamento; fator vento; aterramento de guindaste; causas básicas de acidentes; inovações tecnológicas aplicadas; fatores operacionais e porcentagem de utilização, estabilização do guindaste; entre outros.

Em março, de 5 a 8, o Instituto OPUS promoverá o curso de Supervisor de Rigging, que capacita os profissionais a interpretarem e supervisionarem o plano de rigging. São 32 horas de conteúdo, abordando assuntos como os princípios da física aplicada à operação de guindastes; amarrações; seleção de acessórios; leitura e interpretação do plano de rigging; operação próxima à rede elétrica energizada.

Destinado para supervisores e demais profissionais envolvidos em operações relacionadas ao içamento de cargas, o curso tem como pré-requisitos o domínio de cálculos em matemática, física, geometria e trigonometria, leitura de desenhos e manuais técnicos.

O Instituto OPUS de Capacitação Profissional também fornece cursos in company. Desde sua fundação, já formou mais de 9.000 colaboradores para mais de 600 empresas. Além do Brasil, foram realizados cursos na Venezuela, Líbia, Moçambique e República Dominicana.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial: https://opus.org.br/

Conheça a programação de cursos nos próximos meses:

Data

Curso

Local

26/2 a 1/3

Formação de Rigger

Sede da Sobratema

5 a 8/3

Supervisor de Rigging

Sede da Sobratema

8 a 12/4

Formação de Rigger

Sede da Sobratema

14 a 17/5

Supervisor de Rigging

Sede da Sobratema