Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 05 de setembro de 2018 por Mecânica de Comunicação

A realidade virtual a serviço da capacitação profissional

 

O crescimento na demanda por operadores de máquinas nos canteiros de construção em função do aumento das obras de infraestrutura no País tem gerado uma pressão extra sobre a formação de mão de obra especializada para essa atividade. Nesse sentido, ganha força uma ferramenta adicional aos mecanismos de capacitação já existentes: os simuladores de operação de máquinas e equipamentos. 

 
Os simuladores são desenvolvidos a partir de softwares que reproduzem os movimentos da máquina para que o aprendiz se familiarize com a operação. Há diversos tipos de simuladores no mercado. Os mais sofisticados incluem uma plataforma semelhante à cabine de operação de um equipamento de verdade. Nela há uma poltrona instalada diante de um monitor com pedais, botoeiras e joysticks, que permitem recriar o ambiente real de trabalho de um operador. Assim, cada comando do operador é registrado no monitor.
 
As principais vantagens da nova ferramenta são: redução dos riscos de colocar uma pessoa pouco preparada para operar uma máquina e diminuição nos custos de formação de mão de obra. Além disso, o emprego do novo dispositivo acelera a aprendizagem e permite uma melhor capacitação. De acordo com o Instituto Opus, mantido pela Sobratema, um funcionário bem treinado representa um aumento de até 30% na sua produtividade e uma redução de até 25% no custo de manutenção do equipamento. 
 
Os especialistas em capacitação observam que os simuladores funcionam como complementos das aulas teóricas e práticas, tornado mais eficiente a capacitação de operadores para as máquinas utilizadas nas grandes obras.