Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 24 de maio de 2018 por Mecânica de Comunicação

Planejamento da gestão do canteiro de obras contribui para atenuar impactos ambientais

A geração de resíduos é uma questão primordial na construção civil, devido principalmente ao grande volume de material produzido. Estima-se que 50% dos resíduos de um centro urbano são originários de obras do setor. Sobre isso, medidas vêm sendo tomadas há algum tempo pelo Governo Federal com a intenção de ajudar construtoras a reduzir o impacto gerado ao meio ambiente. O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, implantado em 2003, define práticas a serem cumpridas dentro dos canteiros, como: instalar coletores e áreas de armazenamento de resíduos divididos em categorias, de maneira a facilitar a coleta seletiva; segregar o material descartado não reciclável e disponibilizar instruções sobre o tratamento adequado de resíduos. 
 
               Foto: Grandes Construções 
 

Além do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e de medidas que o reforçou, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, construtoras também devem buscar apoio em códigos de obras e normas ABNT.  Diversificar as fontes de informação é importante, porque outras questões externas podem interferir na gestão de resíduos, como áreas de apoio, como alojamentos provisórios, sanitários e vestiários. Tais dependências, se não planejadas de maneira adequada, prejudicam o fluxo de trabalhos do canteiro de obras, dificultando a movimentação de caminhões, materiais e entulho.

Sobre os problemas de diferentes naturezas presentes no canteiro, pesquisadores recomendam algumas medidas. Ações de fiscalização regulares, auditorias internas e treinamento de funcionários são algumas das práticas aconselhadas. O assunto foi abordado na dissertação de mestrado profissional apresentada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Planos de Gerenciamento da Construção Civil e Atenuação de Impactos Ambientais em Canteiros de Obras, de autoria de Fernando Sérgio Fogli com orientação de Maria Eliza Nagel.