Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 14 de junho de 2018 por Mecânica de Comunicação

Tecnologia de automação pode ampliar produtividade de escavadeiras hidráulicas

As escavadeiras hidráulicas são os equipamentos de terraplanagem mais utilizados pela construção civil, graças à capacidade de trabalho, versatilidade e adequação destes equipamentos. O uso das escavadeiras é crescente ao redor do mundo e vem incorporando tecnologias desenvolvidas nos últimos anos e também alguns paradigmas, como o consumo consciente de combustíveis fósseis e segurança no local de trabalho. 

A representação do comportamento de máquinas por meio de sistemas computacionais é uma realidade difundida pelos simuladores virtuais, usados em treinamentos de operadores. O preparo oferecido pela simulação realista contribui para evitar custos provenientes de retrabalhos e manipulação pouco adequada de equipamentos.  
 
 

Sistemas computacionais parecidos são usados na automação de manipuladores de escavadeiras hidráulicas e trazem benefícios, como execução de tarefas com maior precisão. Além disso, escavadeiras com sistemas automatizados têm potencial para facilitar operações em ambientes que apresentam risco ao operador, como locais subterrâneos e aterros sanitários.   

Os sistemas criados para automatizar manipuladores de escavadeiras hidráulicas são complexos, pois é necessária a representação de subsistemas – mecânico e hidráulico -, responsáveis pela cinética do instrumento, e a devida interação entre eles; porém, resultados promissores já foram obtidos em testes práticos, sendo demonstrado que uma escavadeira automatizada pode apresentar o dobro de produtividade. Em alguns modelos de automação, a tecnologia de GPS é incorporada e transmite dados relativos ao posicionamento do manipulador em tempo real ao operador, reduzindo o número necessário de manobras do equipamento.  

A dissertação de mestrado Modelagem e Controle do Manipulador de uma Escavadeira Hidráulica estudou o assunto e foi defendida na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) por Éverton Lins de Oliveira com orientação de Décio Crisol Donha.