Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 11 de agosto de 2022 por Mecânica de Comunicação

Sistema híbrido biogás-solar pode reduzir o custo de energia em propriedades rurais

O sistema de compensação de energia elétrica, muito utilizado em diversos países, apresenta vantagens para os produtores rurais, por meio do uso dos biodigestores e do biogás por eles produzido, como por exemplo, evita a contaminação de solo, do lençol freático pelos dejetos e evita emissões para atmosfera pelo uso dos biodigestores e da sua queima para produção de energia elétrica.

Em alguns casos, a combinação de diferentes fontes de energia renovável pode maximizar o desempenho técnico e o tempo de retorno em comparação com a utilização de fontes individuais. Sistemas híbridos bem projetados evitam desperdício de geração e contribuem para redução dos custos do kWh e de projeto, tornando a geração combinada mais competitiva em relação aos sistemas de geração tradicionais.

O Estado de Goiás se destaca pela alta radiação solar, apresentando, na região norte do estado, valores de radiação entre 5.250 e 6.000 Wh/m².dia. Comparando com a máxima nacional (6.250 Wh/m².dia), Goiás tem uma ótima condição para instalação de usinas fotovoltaicas.

Com relação ao potencial do uso do biogás na suinocultura, a cidade de Rio Verde, situada na região sudoeste do estado de Goiás, concentra a maior produção de suínos do país, 770 mil cabeças, Jataí contém 613 mil cabeças e Montividiu contém 700 mil cabeças. No cenário nacional, a cidade de Rio Verde tem grande destaque na produção de carne suína em sistema de confinamento. Com isso, o potencial energético em MW para os municípios da microrregião sudoeste do Estado de Goiás é de cerca de 124MW de geração a biogás.

Apesar do potencial regional das duas energias renováveis (biogás e solar) e das suas vantagens técnicas e econômica, sua difusão na região tem enfrentado dificuldades, sobretudo pela falta de domínio da tecnologia e pela falta de mão de obra capacitada. Isso por se tratar de formas de geração de energia que exigem alta capacitação técnica do projetista para obter resultados mais próximos possíveis do ótimo produtivo, visando, assim, a aumentar a viabilidade financeira da tecnologia, por meio de paybacks mais favoráveis.

Por esta razão, uma forma muito eficiente que pode contribuir para a difusão destas tecnologias é a utilização de ferramentas computacionais para o dimensionamento e estudos de desempenho técnico e econômico das energias renováveis. No mercado, há vários tipos de programas para simulação de sistemas de energia com diferentes linguagens de programação, precisões e metodologias de cálculo. Entre as ferramentas que auxiliam no planejamento energético, podem-se destacar HOMER, HYBRID2, HOGA, RETScreen, INSEL e TRNSYS.

Outro fator importante é a questão complementariedade entre as duas fontes, destacando basicamente duas situações: a limitação da energia solar fotovoltaica ao período diurno, neste caso, podendo ser usado o biogás à noite. Além disso, há a possibilidade de atuar junto com a concessionária para entregar maior ou menor quantidade de energia nos horários mais críticos.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Análise de viabilidade do sistema híbrido biogás-solar na geração de energia e seus impactos na emissão de gases, defendida por Aroldo José Teixeira de Souza Filho, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, sob orientação do professor João Areis Ferreira Barbosa Júnior.