Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

Blog da Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

PESQUISAR

Publicado em 29 de novembro de 2017 por Mecânica de Comunicação

Cenário político e econômico deve melhorar em 2018

O quadro político e econômico de 2017, marcado por desafios, deve ser superado no próximo ano e alguns indícios de tal mudança já podem ser observados.     
  
O indicativo mais claro da melhora é o PIB, que cresceu em 2017 após desempenho negativo durante dois anos seguidos. Para 2018, é esperado que já no primeiro trimestre o PIB brasileiro cresça em torno de 3%. A oferta de emprego também obteve melhora durante este ano. Após anotar desempenho negativo no final de 2016 e nos meses de janeiro e maio de 2017, o saldo de emprego formal foi estabilizado a partir de julho e em outubro alcançou o número de 76.599 vagas criadas. Esse foi o melhor desempenho para o mês de outubro desde 2013. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho.  
 
                   Foto: Reginaldo Ornellas 
 
 
O bom desempenho da geração de empregos deve continuar em 2018, acompanhando a recuperação gradual da economia. Tal recuperação é resultado do deslocamento da política, ainda cheia de incertezas, em relação ao campo econômico. Outra boa expectativa é a de investimentos em obras de infraestrutura. Recentemente, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) flexibilizou as condições para financiar empreendimentos destinados aos leilões de transmissão e geração de energia deste ano. As novas regras devem afetar os projetos de certames previstos para dezembro.  

Apesar das boas notícias, o Brasil ainda deve enfrentar o desafio da reforma da previdência. Caso a proposta da atual gestão não seja aprovada, o assunto deve ser alvo de medidas do próximo governo. 

A análise da situação política e econômica no Brasil foi feita pelo jornalista e economista Luís Artur Nogueira, durante o evento estratégico Tendências no Mercado da Construção. No evento também foi lançado o novo Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção e divulgados os homenageados do Destaque Pós-Venda 2017.
Exibindo 0 Comentários:

Deixe seu comentário:

Nome
E-Mail

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Sobratema reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos ou preconceituosos, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading