Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

Blog da Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

PESQUISAR

Publicado em 7 de dezembro de 2017 por Mecânica de Comunicação

Obra ressalta o pioneirismo da engenharia brasileira

A engenharia brasileira é reconhecida em todo o mundo por sua capacidade de desenvolver soluções diferentes e pioneiras para atender as diversas questões de projeto em uma obra. No caso das estruturas pré-fabricadas de concreto, o nível tecnológico vem avançando bem como as técnicas e procedimentos, que estão em perfeita sintonia com o que é feito no mundo. Por esse motivo, o sistema é versátil e está sendo aplicado nos mais diversos segmentos da construção, desde obras de pequeno porte, residenciais, industriais, de infraestrutura até as obras especiais.
 
       Foto: Carlos Gueller
 

Os benefícios da industrialização em concreto são vistas pelas construtoras como vantagens competitivas. Entre as principais vantagens da solução estão atender cronogramas ousados, utilizar materiais mais sofisticados, reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, manter os requisitos de segurança e durabilidade das estruturas.  Por essa razão a obra vencedora do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, o Shopping Parque da Cidade foi todo projetado utilizando esse sistema, mesmo com o desafio de ter seis subsolos e um empuxo desequilibrado de 27 mil toneladas.  A premiação é uma iniciativa da Associação Brasileira da Construção Industrializada em Concreto (Abcic) e visa reconhecer os esforços e comprometimento do setor, dos engenheiros projetistas e dos arquitetos para o desenvolvimento do pré-fabricado de concreto no Brasil. 

Para vencer esse desafio, o engenheiro projetista de estruturas Francisco Graziano precisou estudar e desenvolver cálculos estruturais diferenciados, a fim de que a obra fosse viabilizada. Isso porque não havia nenhuma referência nacional e pouca referência internacional que pudesse contribuir e/ou ser aplicado no projeto. A obra foi inovadora a ponto de a Federação Internacional do Concreto (fib) adotar o projeto como um exemplo internacional em seu manual.

O Shopping Parque da Cidade fica situado em um empreendimento multiuso. Em uma área total construída de 65,7 mil m², é composto por seis andares subsolos de garagens, quatro pavimentos de lojas, três pavimentos técnicos e a cobertura. O principal conceito do shopping é combinar entretenimento, socialização, natureza, cultura, diversidade, conveniência e também compras.
Exibindo 0 Comentários:

Deixe seu comentário:

Nome
E-Mail

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Sobratema reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos ou preconceituosos, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading