Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

SEGS - Fórum Infraestrutura apresentará propostas para destravar os projetos do setor

Fórum Infraestrutura apresentará propostas para destravar os projetos do setor

Os investimentos em infraestrutura realizados no Brasil nos últimos anos não são suficientes para atender as demandas da população. Com uma média de aportes em torno de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), esses investimentos estão abaixo de nações que compõem os BRICs, como China (7%) e a Índia (5,5%). Com isso, o país ocupa apenas a 73ª posição no ranking de qualidade de infraestrutura do Fórum Econômico Mundial.

“O déficit de infraestrutura em nosso país é bastante conhecido. São diversos fatores que dificultam um maior avanço nessa área, como a insegurança jurídica, a falta de planejamento, os desafios para obtenção de licenciamento ambiental, que travam investimentos públicos e privados”, afirma Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

Além dessas questões bastante notórias para as empresas e profissionais que atuam na cadeia da infraestrutura de transportes, energia, saneamento e telecomunicações, atualmente, há também um fator de incerteza relevante: a instabilidade político-econômica. “Desatar o nó político, financeiro, jurídico e econômico precisa ser uma prioridade, caso contrário um país com o tamanho, o potencial e a força do Brasil ficará impedido de atingir níveis de desenvolvimento aceitáveis”, avalia Auler Neto.

Para apontar caminhos para destravar os projetos de infraestrutura, acontece no dia 9 de agosto, o Fórum Infraestrutura: por um novo projeto de Nação. Promovido pela Revista Grandes Construções, com o apoio da Sobratema, terá a palestra de Emir Cadar Filho, presidente da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura (Brasinfra), que apresentará propostas para viabilizar os projetos de infraestrutura, incluindo segurança jurídica, lei de licitações, financiamento, relação público-privada.

O evento contará também com a participação da jornalista e economista Denise Campos de Toledo e do jornalista e comentarista político Kennedy Alencar, que trarão, respectivamente, uma análise do cenário econômico e uma avaliação do futuro político, com o intuito de encontrar maneiras para retirar os entraves atuais do setor de infraestrutura.

O Fórum Infraestrutura: por um novo projeto de Nação será realizado no Espaço APAS, em São Paulo, e é direcionado para executivos, consultores, administradores, economistas, engenheiros, diretores, gerentes e profissionais atuantes nos setores de equipamentos, construção e saneamento.

Informações e inscrições: http://www.sobratemaforum.com.br/

Serviço:
Fórum Infraestrutura Grandes Construções 2018
Tema: Por um novo projeto de Nação
Data: 09 de agosto
Horário: 17h00 às 22h00
Local: Espaço APAS - Rua Pio XI, 1200 – Alto da Lapa/SP
Inscrições e informações: http://www.sobratemaforum.com.br/