Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 15 de maio de 2020 por Mecânica de Comunicação

Sobratema disponibiliza novo Boletim de Mercado

Já está disponível para acesso a edição de Maio do Boletim de Mercado Sobratema. A publicação traz informações sobre o mercado de máquinas e os setores que envolvem esse segmento: construção, mineração, agricultura, materiais de construção, serviços de infraestrutura, crédito e perspectivas. A leitura pode ser feita neste link.

Nesta edição, a Carta de Conjuntura faz uma análise dos desdobramentos do novo coronavírus no país, como por exemplo, elenca medidas econômicas estabelecidas pelo governo para mitigar os efeitos econômicos decorrentes da conjuntura atual. 

Sobre a indústria de máquinas e equipamentos, o informativo elaborado pela Ex Ante Consultoria Econômica apresenta dados sobre produção, emprego e exportação em 2019 e no início deste ano. Nesse sentido, em termos de produção, ano passado houve um crescimento de 10,3% ante 2018. Esse foi o terceiro resultado anual consecutivo positivo. 

As perspectivas para este ano foram alteradas com a pandemia da Covid-19. Em janeiro, quando havia sido publicado o último Boletim de Mercado Sobratema, a estimativa era de crescimento potencial de 2,2% do PIB. Contudo, neste momento, a expectativa é de queda acentuada, em decorrência do menor consumo das famílias, da retração nas exportações e nos investimentos.

Para conferir a íntegra do Boletim de Mercado Sobratema: https://www.sobratema.org.br/BoletimMercado