Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 15 de julho de 2020 por Mecânica de Comunicação

Grandes Construções lança especial sobre saneamento

Publicação de maior alcance do mercado editorial de construção e engenharia, a Revista Grandes Construções lança uma edição digital especial sobre o setor de saneamento, uma das áreas da infraestrutura com maior déficit no Brasil. A edição completa pode ser acessada no site oficial.

De acordo com a reportagem “Prioridade pela saúde pública”, atualmente apenas 53% dos brasileiros contam com acesso à coleta de esgoto, o que significa que quase 100 milhões de cidadãos estão à margem desse item básico de saúde pública. E, somente 46% do esgoto gerado no país são tratados. No caso da cobertura de água tratada, quase 35 milhões de pessoas não têm acesso ao serviço.

"A pandemia exacerbou o foco no setor de saneamento, um dos maiores gargalos do país no que se refere a serviços essenciais oferecidos à população", diz o jornalista Marcelo Januário, editor da publicação. "E, com o novo marco regulatório, o Brasil tem uma chance histórica de superar essa lacuna, que traz prejuízos em termos de bem-estar social, o que ficou ainda mais evidente durante a crise sanitária, mas também ambientais e econômicos, com o comprometimento de rios e aquíferos pela poluição, sobrecarga do sistema de saúde por doenças primárias, enchentes e desperdícios incalculáveis de água tratada, por exemplo."

O especial traça um panorama do segmento no Brasil, por meio da avaliação de especialistas e entidades do setor. Além disso, repassa os principais pontos do novo marco regulatório, aprovado recentemente pelo Senado Federal e já sancionado, debatendo soluções que podem ajudar a diminuir o déficit no país.

Nesse sentido, o especial apresenta os desafios para o país alcançar a tão esperada universalização do serviço de saneamento em todo o território nacional. Em uma abordagem mais econômica, também aponta como o setor pode ser importante para a retomada no pós-crise da Covid-19, mostrando que a iniciativa privada já se prepara para assumir um maior protagonismo na área.

Por fim, a Edição Especial Saneamento da Revista Grandes Construções traz, de maneira inédita, o 1º Levantamento de Projetos em Saneamento, relacionando obras recentemente finalizadas, em andamento e ainda por iniciar. Os dados foram fornecidos pelas próprias companhias, públicas e privadas.

Para ler as reportagens da edição, bem como manter-se informado sobre as principais notícias relacionadas à construção, infraestrutura e engenharia, acesso o site oficial da Revista Grandes Construções.