Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 01 de outubro de 2020 por Mecânica de Comunicação

BW LIVE: Recuperação ambiental segue lenta em São Paulo

A luta pela valorização e conservação do meio ambiente na cidade de São Paulo tem sido muito dura e rendido poucos resultados. Com isso, a recuperação ambiental segue lenta e falha. À exceção da poluição visual que foi beneficiada com a Lei da Cidade Limpa, os outros tipos: das águas, do ar, do solo, sonora e climática seguem com pouca transformação no município.

“Os governos não tem se preocupado em mudar essa realidade. Não é por falta de proposta, de técnica, de verba ou de conhecimento do assunto, mas porque não há uma política ambiental consistente, que se perpetue entre os  governos. Se isso tivesse ocorrido, hoje, teríamos feito muita coisa”, enfatizou o vereador de São Paulo, Gilberto Natalini, em conversa com Vagner Barbosa, membro do Comitê Organizaador da BW Expo, Summit e Digital, durante a BW LIVE: A Sustentabilidade e a Cidade no dia 1º de outubro, transmitida pelo perfil @bwexpo no Instagram.

A descontinuidade da política ambiental na cidade causou uma paralisação das ações que estavam trazendo benefícios ao meio ambiente. “De 8 anos para cá, construir uma São Paulo mais sustentável está difícil”, disse Natalini. Isso porque muitos projetos em andamento foram fechados, como por exemplo, a destinação correta da madeira de poda de árvore para reutilização, cujo índice chegou a 65% em 2012, ou a criação de novos parques que, entre 2005 e 2012, registrou 70 novos espaços. “Nesses oito anos, nem cinco parques novos foram implantados”.

Dois projetos para a defesa das águas e dos córregos também foram desativados. Um deles foi a operação Defesa das Águas, que reuniu mais de 40 órgãos públicos entre 2007 e 2012, de diversas esferas e conseguiu zerar praticamente o desmatamento e o loteamento criminosos nas regiões das águas, além da implantação de 1,6 milhão de árvores.

Por outro lado, o vereador de São Paulo ressaltou a importância do projeto de valorização do uso da bicicleta como meio de  transporte, por meio da criação de 400 km de ciclovias em todas as regiões da cidade. 

A questão do papel do cidadão também foi lembrada durante o evento online da BW 2020. Natalini comentou sobre uma pesquisa que mostrou que 95% das pessoas colocam a preocupação ambiental como prioridade, mas apenas 24% tomariam atitudes pessoais para transformar essa realidade. A seu ver, a desigualdade social é uma das barreiras para esse resultado, além da falta de educação sobre o meio ambiente e da disposição das pessoas para a transformação. “Infelizmente, essa questão vai ficando para baixo na pauta de prioridades”.

Para assistir ao evento na íntegra, basta acessar o Canal do YouTube da Sobratema.

BW 2020

O movimento BW 2020 irá promover entre os dias 17 e 19 de novembro, um grande evento totalmente digital, que proporcionará uma experiência ímpar para todos os seus participantes.

Uma das propostas da BW 2020 é trazer os assuntos prioritários da sustentabilidade do meio ambiente para o mercado. Dessa forma, para abordar com profundidade esses temas, o movimento conta com os Núcleos Temáticos, que irão conectar redes específicas, compartilhar conhecimento e ampliar as conexões das empresas e profissionais, gerando sinergias e oportunidades de negócio para todos. São eles: Agronegócio Sustentável, Conservação de Recursos Hídricos, Construção Sustentável, Economia Circular, Reciclagem de Resíduos na Construção, Transformação Energética – Hidrogênio, Valorização de Áreas Degradadas e Waste-to-Energy.