Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 23 de fevereiro de 2021 por Mecânica de Comunicação

Webinar da Sobratema apontará caminhos para o avanço da tecnologia BIM na área de infraestrutura

A área de edificações tem acelerado a aplicação do BIM (Building Information Modeling) pelos inúmeros benefícios proporcionados pela tecnologia. Contudo, no segmento de infraestrutura, o cenário é bastante distinto, com poucos projetos adotando essa metodologia, que resulta em maior planejamento, produtividade e controle em todas as etapas de obra.

“Precisamos chegar ao mesmo nível da área imobiliária. Este é um caminho sem volta. Além de já ser uma exigência imposta por alguns órgãos  governamentais públicos e por empresas privadas, o uso da tecnologia oferece uma imensa gama de benefícios tanto aos clientes como aos construtores e aos fornecedores”, afirma o engenheiro Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema e membro do Comitê Organizador do Webinar Aplicações do BIM em obras de Infraestrutura, que ocorrerá no dia 18 de março, a partir das 15h00, pelo Canal da Sobratema no YouTube.

De acordo com Auler Neto, a tecnologia BIM permite uma maior gestão da obra em todo o seu contexto, reduzindo custos, aumentando a previsibilidade dos orçamentos, eliminando retrabalhos e as interferências, auxiliando nas reuniões de coordenação e também permitindo uma gestão eficiente dos custos operacionais e de manutenção das edificações ao final das obras. Outros benefícios interessantes são a maior transparência e a maior agilidade no projeto.

Por sua versatilidade, o BIM pode ser utilizado, especialmente, em obras viárias com o uso de pré-moldados, túneis, estações de metrô, obras industriais em geral (refinarias, unidades químicas, entre outros) e as estações de tratamento de águas e de esgoto.

Entretanto, a aceleração do uso do BIM na infraestrutura, conforme avalia o vice-presidente da Sobratema, passa pelo maior envolvimento e capacitação de profissionais e empresas que atuam na cadeia produtiva, a fim de estarem preparados para as novas exigências implantadas tanto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para a participação de licitações já neste ano.

Desse modo, para contribuir com esse cenário, o Webinar da Sobratema reunirá especialistas para apresentar a situação atual do BIM no setor da infraestrutura, mostrando a sua relevância e as ferramentas disponíveis no mercado. Também serão mostrados casos reais de sucesso de aplicação da tecnologia. “Pretendemos destacar que, para as empresas, sua aplicação não é um custo, e sim um investimento, face aos inúmeros  benefícios obtidos”, pondera Auler Neto.

O evento virtual terá a participação do arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli, vice-presidente de Arquitetura do Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco),  Leonardo Santana, analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Rogério da Silva Moreira, Supervisor de Projetos e Tecnologia no IST em Construção Civil do SENAI-SP, os executivos da CPTM, Eduardo Tavares de Lima e Fernando Boselli, gerente de Projetos e chefe do Departamento de Consistência e Inovação de Projetos, respectivamente, e Alexandre del Savio, professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Lima (Peru) e partner na Conexig.

A Sobratema tem se envolvido com a disseminação do BIM, por meio do apoio à ABDI na Estratégia Nacional de Disseminação do BIM e na implantação da Plataforma BIM BR, uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério de Economia e da ABDI. Dentre as atividades está a divulgação  da tecnologia em todos os níveis e a criação de cursos EAD. “Sendo o setor da infraestrutura mais ligado à SOBRATEMA, nossa missão é direcionar nossos esforços para atingir este público”, finaliza Auler Neto.