Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 12 de abril de 2021 por Mecânica de Comunicação

Workshop debaterá os benefícios e acertos de implementar a operação remota de equipamentos na construção e na mineração

Na quinta-feira, dia 15 de abril, o Workshop Revista M&T mostrará a evolução da operação remota de equipamentos no Brasil, destacando os acertos e os erros de sua implementação em projetos do segmento da construção pesada e na operação do setor de mineração no país. Para isso, serão apresentados casos de aplicação e as tecnologias disponíveis no mercado.

Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), o evento online tem como tema central Engenharia 4.0: Operação Remota de Equipamentos e será transmitido a partir das 15h00, pelo site oficial. Para acompanhar as palestras e o debate, basta fazer sua inscrição neste link.

A programação será aberta pelo engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, e a primeira palestra será ministrada por Tiago Barros, gerente técnico da SITECH Brasil, que falará sobre “Equipamentos Não Tripulados para Descaracterização de Barragens”. A partir de uma central de controle, há a operação desses equipamentos, contribuindo para evitar a exposição de trabalhadores a qualquer tipo de risco.

Na sequência, três construtoras apresentam suas avalições, benefícios e casos de aplicação da operação remota de equipamentos em suas obras e projetos. João Paulo Oliveira, gerente de equipamentos da Andrade Gutierrez, proferirá a palestra Visão do usuário na operação Não Tripulada”; Carlos Magno Schwenck, responsável pela Gestão de Equipamentos da Construtora Barbosa Mello, mostrará uma forma de uso da tecnologia na apresentação “Equipamentos não tripulados: caso aplicado à construção pesada”; e Hugo Pereira Soares, diretor da Construtora Vale Verde, discorreá sobre o tema “A operação remota nas obras de construção”. Após as palestras, haverá um painel de debates com perguntas dos internautas. A medição do evento será de Vagner Barbosa, diretor da Agência Canteiro.

Direcionado à profissionais e pessoas interessadas em novas tecnologias, desde operadores de equipamentos, técnicos, engenheiros, diretores e executivos de construtoras, locadoras e fabricantes de equipamentos, o Workshop Revista M&T é considerado um evento tradicional e importante para o setor, por trazer anualmente, em sua programação, os conteúdos técnicos mais relevantes e atuais da área de equipamentos relacionados à construção, mineração, agrícola e florestal.

Serviço:
Workshop Revista M&T
Tema: Engenharia 4.0: Operação Remota de Equipamentos
Data: 15 de abril
Horário: a partir das 15h00
Inscrições e transmissão: site oficial