Credencie aqui MTPS BW Expo Construction Expo Sobratema Summit

Quem Somos

Com mais de 28 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

APRESENTAÇÃO SOBRATEMA EM NÚMEROS

★ CATÁLOGO INSTITUCIONAL

MANUAL DE ÉTICA E CONDUTA DA ENTIDADE

ESTATUTO SOBRATEMA

NOTÍCIAS> CONSTRUÇÃO CIVIL
3 de julho de 2017 - 12h00

Programa Custo Horário da Sobratema amplia a quantidade de modelos de equipamentos para construção

Por: Mecânica de Comunicação

Também foram incluídas novas categorias de máquinas

O Programa Custo Horário da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) ampliou significativamente o número de modelos de equipamentos utilizados em obras, passando de 163 para 865 modelos. Esse aumento expressivo é resultado do compartilhamento das informações do Guia Sobratema de Equipamentos, que é considerado um instrumento de referência técnica nesse setor.

 

O programa interativo da Sobratema também elevou a quantidade de categorias, com 74 ante 50 da atualização anterior. As 24 novas categorias pertencem a onze famílias diferentes: caminhão basculante fora de estrada, caminhão basculante rodoviário, carregadeira de pneus, compactador de pneus para asfalto, compactador vibratório, compressor de ar portátil, escavadeira hidráulica, guindaste sobre esteiras com lança treliçada, retroescavadeira, trator agrícola e trator de esteiras.

 

Esse crescimento na categoria de equipamentos também reflete na tabela resumo, disponibilizada gratuitamente pela Sobratema no site oficial ou mensalmente nas Revistas M&T e Grandes Construções. A tabela passa a contar com 74 categorias e os valores médios inseridos refletem condições normais de operação e não englobam horas paradas ou improdutivas.

 

Além disso, o programa ainda recebeu uma atualização em relação aos valores dos insumos que compõe o custo horário de um equipamento, tais como: combustível, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre), mão de obra de manutenção e operação, aquisição de equipamentos novos, dentre outros. Para isso, a Sobratema realizou uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de máquinas no país.

 

O Programa Custo Horário de Equipamentos passa por atualizações anuais. Ano passado, a Sobratema aperfeiçoou sua metodologia, com a inclusão de novos parâmetros. Interativo, possibilita ao usuário conhecer os custos horários das principais máquinas utilizadas em vários tipos de obras. Ele permite, por exemplo, modificar parâmetros e preços sugeridos, realizar cálculos e simulações, elaborar, guardar e/ou imprimir as planilhas para tê-las como referência. Para os associados da Sobratema, o acesso é gratuito.

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading