Credencie aqui MTPS BW Expo Construction Expo Sobratema Summit

Quem Somos

Com mais de 28 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

APRESENTAÇÃO SOBRATEMA EM NÚMEROS

★ CATÁLOGO INSTITUCIONAL

MANUAL DE ÉTICA E CONDUTA DA ENTIDADE

ESTATUTO SOBRATEMA

NOTÍCIAS> CONSTRUÇÃO CIVIL
4 de maio de 2017 - 12h00

Sobratema comprometida com cidades mais humanas e sustentáveis

Por: Mecânica de Comunicação

Sobratema se une ao Sinaenco, à WRI Brasil e à Frente Nacional de Prefeitos, para levar às prefeituras brasileiras tecnologia e inovações construtivas para tornar as cidades mais amigáveis e sustentáveis. O ponto alto da iniciativa é o Projeto Ruas Completas, de mobilidade de baixo carbono

Em um evento que contou com a presença de 512 prefeitos de municípios das diversas regiões do País, além de 9.458 participantes, entre urbanistas, arquitetos, representantes do poder público municipal responsável pelo desenvolvimento da infraestrutura urbana, entre outros, a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para a Construção e Mineração, assinou acordo de cooperação mútua com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), visando apoiar as prefeituras na difusão e consolidação do conhecimento técnico e inovação construtiva. O objetivo é, através desse processo, contribuir para transformar as nossas cidades em locais mais humanos, amigáveis, confortáveis e sustentáveis.

A assinatura do documento aconteceu em seção solene durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), promovido em Brasília, de 25 a 28 de abril, pela Frente Nacional de Prefeitos. “O EMDS é um fórum bienal, que reunir prefeitos e prefeitas no exercício do seu mandato, para troca de experiências e tecnologia e compartilhamento de boas práticas, voltadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. É, portanto, o espaço ideal para a formalização e divulgação do acordo que compromete seus signatários no desenvolvimento de iniciativas conjuntas que contribuam para o desenvolvimento da infraestrutura urbana nos municípios”, explicou Afonso Mamede, presidente da Sobratema.

“A assinatura desse acordo representa um fato de grande importância, pela qualidade técnica e conhecimento reunido pelas três organizações e, especialmente, pelas propostas inovadoras, revolucionárias, em relação à mobilidade urbana”, afirmou o presidente da FNP e ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Simultaneamente à assinatura do acordo de cooperação mútua, a Sobratema e seus parceiros apresentaram, durante o IV EMDS, o “Projeto Ruas Completas - Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono”. Trata-se de um “protótipo” de uma rua que reúne as condições ideais, projetadas para garantir acesso seguro a todos os usuários – pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo e motoristas – a partir de elementos de desenho urbano, mobiliário e infraestruturas que melhoram as condições de segurança e acessibilidade. No trecho de rua, com 130 m2, projetado dentro dos conceitos de acessibilidade universal, né possível encontrar o estado-da-arte em pavimentação de vias, iluminação pública, sinalização vertical e horizontal, sistema de drenagem de água de chuva, calçadas confortáveis que garantem mobilidade e acessibilidade, ciclovias, trechos de vias exclusivas para transporte público, piso tátil para deficientes físicos etc.

Segundo Mamede, nesse recorte urbano, prefeitos de todo o Brasil tiveram uma amostra da excelência do que é oferecido ao mercado, por construtoras e fornecedores de solução, em termos de pavimentação, acessibilidade, mobilidade e calçadas, permitindo uma convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas, ônibus e automóveis.

Com base no acordo, firmado durante o IV EMDS, Sobratema e seus parceiros levarão o “Projeto Ruas Completas” a 10 cidades, divulgando as boas práticas voltadas para a mobilidade urbana de baixo carbono. São elas Campinas (SP); Fortaleza (CE); Joinville (SC); Juiz de Fora (MG); Niterói (RJ); Porto Alegre (RS); João Pessoa (PB); Salvador (BA); São Paulo (SP); Recife (PE); além do Distrito Federal.

A implantação do “Projeto Ruas Completas” por diversas cidades brasileiras, servindo como vitrine e exemplo regional para os municípios vizinhos, terá forte efeito multiplicador, segundo o diretor da WRI Brasil, Luís Antônio Landau. “Queremos, com o “Projeto Ruas Completas”, mude a realidade, trazendo ideias inovadoras e que elas sejam implantadas cada vez mais e em maior número, favorecendo a todos: aos pedestres, aos ciclistas e ao comércio que, com o conceito de fachadas ativas, passa a ser o olho da rua, trazendo também segurança a todos. Nós trabalhamos com municípios com diferentes condições econômicas e de possibilidades de financiamentos, mas o que queremos lembrar é que a mudança é possível e que ela pode começar com tinha e pincel. O que vemos aqui é o resgate do espaço publico para as pessoas. E isso pode ser iniciado de uma forma singela”, afirmou.

Afonso Mamede lembrou que a Sobratema reúne construtoras de todos os portes, empresas de consultoria, fabricantes de equipamentos e profissionais liberais ligados à cadeia da Construção. E que os prefeitos dos municípios representados pela FNP poderão dispor dos conhecimentos e expertise de todos esses associados, no desenvolvimento da melhoria da infraestrutura para as suas cidades.

“Esse acordo de cooperação mútua possibilitará não apenas o apoio institucional entre as entidades, mas o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, que contribuirão para o desenvolvimento de infraestruturas urbanas dos municípios. Tenho certeza de que essa será uma parceria bem-sucedida, a exemplo de outras que mantemos com mais de 130 entidades da cadeia da construção”, comemorou Mamede.

O presidente do Sinaenco, José Roberto Bernasconi, lembrou que a entidade representa mais de 30 mil empresas de arquitetura e de engenharia de projetos, de gerenciamento e de fiscalização de obras de todo o País, “empresas que contribuíram e contribuem o tempo todo com o desenvolvimento do país e que, nesta ocasião, juntam-se à Sobratema e WRI para disponibilizarem às prefeituras brasileiras as propostas inovadoras, inspiradoras, em relação à mobilidade urbana, como o Projeto Ruas Completas”.
 
Fonte: Grandes Construções 

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading