Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 24 de setembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Cidades brasileiras implantam Plano de Mobilidade Urbana

Em 2012, com entrada em vigor da Política Nacional de Mobilidade Urbana, os municípios brasileiros puderam enviar seus planos de mobilidade ao Ministério das Cidades, a fim de obter recursos para implementação de uma infraestrutura de transportes mais sustentável, que tragam uma série de melhorias nas vias públicas para melhorar o fluxo de pessoas nos centros urbanos. 
 
Foto: Prefeitura de Joinville 
 

Uma das cidades que aproveitou essa oportunidade foi Joinville, localizada em Santa Catarina, cujo Plano de Mobilidade Urbana, denominado PlanMob, foi sancionado pelo prefeito Udo Döhler e pelo Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, neste ano. O plano orienta as ações do município no que se refere aos modos, serviços e infraestrutura viária e de transporte e prevê a gestão e operação do sistema de mobilidade, com vistas a atender as necessidades atuais e futuras da população. 

Algumas das metas inseridas no plano são:
Transporte a pé: 15 minutos será o tempo máximo de caminhada para acessar áreas verdes urbanas de lazer e recreação
Segurança: Cortar pela metade o número de acidentes e de vítimas fatais no trânsito até 2020.
Bicicleta: implantar 730 km de vias cicláveis até 2025; obter 20% dos deslocamentos por bicicleta até 2025.
Ônibus: ter 40% de deslocamentos por ônibus até 2030; obter 50% de aumento na velocidade operacional média até 2025.

O município, com cerca de 500 mil habitantes, elaborou seu plano de ação com a participação ativa da população. O IPPUJ - Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville foi o responsável pela elaboração do projeto e contou com o apoio técnico do WRI Brasil | EMBARQ Brasil na metodologia e melhores práticas e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Iniciativas para melhorar a mobilidade urbana estarão contempladas na Construction Expo 2016 – Feira e Congresso Internacionais de Edificações e Obras de Infraestrutura, que tem como tema central “Cidades em Movimento – Soluções Construtivas para os Municípios Brasileiros”, e será realizada em junho do próximo ano.