Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 06 de novembro de 2019 por Mecânica de Comunicação

Diretrizes e práticas para a construção sustentável

Um dos desafios atuais da construção civil é se adequar aos requisitos de sustentabilidade. Hoje, o setor é considerado um dos que mais impactos causam ao meio ambiente, dado o elevado volume de recursos naturais extraídos da natureza, a consequente geração de resíduos e o nível de emissões atmosféricas. Com o objetivo de minimizar tais impactos, diversos estudos têm sido desenvolvidos na busca por tecnologia e práticas que, associadas ao plano de gestão das construtoras, tornariam as edificações mais sustentáveis. Um desses estudos foi desenvolvido, especificamente, para contribuir com o desenvolvimento sustentável das empresas de construção civil de Natal, no Rio Grande do Norte. 
 
Após a análise da situação concreta em diversas empresas, o trabalho constatou que, para adquirir uma maior sustentabilidade nas construtoras, é necessário que haja o comprometimento de todos os funcionários, desde os níveis gerenciais mais elevados até o pessoal dos canteiros de obra, para que o sistema possa ser mantido e aprimorado através do acompanhamento dos indicadores internos. Diante da constante busca por melhorias no processo construtivo, as empresas precisam investir na obtenção de certificações ambientais fornecidas por uma organização externa, além de se autoavaliar constantemente em conformidade com as normas que regem o desenvolvimento sustentável. O objetivo é repensar a gestão e a responsabilidade social, desde a fase de planejamento e projetos até a desconstrução do edifício, após sua vida útil. 
 
A implantação de práticas sustentáveis deve seguir algumas diretrizes, tais como: estabelecer uma política ambiental adequada ao tamanho da empresa, ter programas de educação ambiental no canteiro de obras, evitar desperdício de materiais, minimizar impactos ambientais decorrentes das atividades, usar inovações tecnológicas e conscientizar a equipe a adotá-las, monitorar e avaliar os resultados de medidas adotadas, etc. Com base em tais diretrizes, é recomendável adotar as seguintes práticas: levantar os impactos socioambientais relativos ao empreendimento; realizar um estudo sobre as vizinhanças para reduzir impactos; verificar a infraestrutura do entorno para não causar problemas na malha viária, redes de gás, água, esgoto, etc; formar parcerias com instituições e comunidades locais para acertar, entre outras coisas, os horários de atividade no canteiro de obras; fazer uma escolha criteriosas dos materiais, optando por aqueles de maior sustentabilidade; privilegiar sistemas construtivos que provoquem menores perdas e desperdícios; adotar técnicas que consumam menos energia e água; reciclar e reaproveitar ao máximo os resíduos; entre outras.
 
As considerações e recomendações acima foram extraídas da dissertação Práticas Sustentáveis na Construção Civil: Um Estudo de Múltiplos Caos em Natal-RN, defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Centro de Tecnologia Programação de Pós-graduação em Engenharia Civil. A autora é Alba Cesanna Coutinho Rocha, com orientação da professora Luciana de Figueiredo Lopes Lucena.