Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 06 de janeiro de 2022 por Mecânica de Comunicação

Análise do Ciclo de Vida apresenta seis cenários de gerenciamento de resíduos no DF

Um estudo do Sistema de Limpeza Urbana caracterizou os resíduos sólidos em 16 Regiões Administrativas (Ras) do Distrito Federal. De um modo geral, nota-se significativa presença de material com potencial de reciclagem na coleta convencional. Outro fator importante a ser observado é o percentual de rejeito presente nas amostras coletadas.

Pode-se perceber que os materiais com potencial de reciclagem têm representatividade considerável na coleta seletiva. Entretanto, há a presença de resíduos orgânico e rejeito, prejudicando a qualidade do material reciclável e consequentemente a valoração para a comercialização pelas cooperativas e/ou associações de catadores de materiais recicláveis.

Desse modo, é importante realizar a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que enfoca os aspectos ambientais e impactos ambientais potenciais ao longo de todo o ciclo de vida de um produto, desde a aquisição das matérias-primas, produção, uso, tratamento pós-uso, reciclagem até a disposição final, ou seja, “do berço ao túmulo”.

Nesse caso, foram feitos seis diferentes cenários de gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos no Distrito Federal, com base na quantidade total de resíduos produzidos em 2017, ou seja, 859.199 toneladas (829.229 t da coleta convencional e 29.970 t da coleta seletiva).

Nos Cenários 1 e 2 foi considerada apenas a coleta convencional e a disposição de todo resíduo coletado em aterro sanitário. A diferença entre os cenários é com relação ao aproveitamento do biogás gerado pela degradação anaeróbica dos resíduos orgânico no aterro sanitário. No Cenário 1 o biogás é queimado no local enquanto que no Cenário 2 foi assumido o aproveitamento energético.

Nos Cenários 3 e 4 foram consideradas a coleta convencional e seletiva dos RSU, sendo 96,5% e 3,5% do total coletado, respectivamente. Outras alternativas para tratamento dos resíduos antes de sua disposição final no aterro sanitário foram consideradas com o objetivo de se avaliar quais os efeitos nas categorias de impacto selecionadas.

Os Cenários 5 e 6 investigam o potencial para minimizar os impactos ambientais pela combinação de todas as tecnologias de tratamento adotadas nos cenários anteriores com maiores taxas de recuperação dos resíduos, para atender as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Nestes cenários também foram consideradas maiores taxas de coleta seletiva, visto que este tipo de coleta é o mais recomendado e considerado o mais adequado para o tratamento de resíduos a partir da reciclagem.

Do Cenário 1 para o Cenário 2, onde a única alteração foi o aproveitamento energético do biogás, houve uma redução em torno de 0,6% da emissão de gases relacionados ao potencial de aquecimento global. Já nos demais cenários a redução foi mais expressiva com a destinação dos resíduos para a reciclagem e/ou para a compostagem, chegando a 59% no Cenário 6, que possui maiores taxas de recuperação dos resíduos.

A reciclagem apresentou o maior potencial de economia devido à grande quantidade de energia que é necessária para produção de novos produtos a partir da matéria-prima virgem. Já o aproveitamento do biogás do aterro para produzir eletricidade, apesar de apresentar um menor benefício energético, pode ser visto como uma alternativa de valorização dos resíduos que já foram aterrados.

As informações foram extraídas da dissertação de mestrado Avaliação do ciclo de vida aplicada na gestão dos resíduos sólidos urbanos : estudo de caso do Distrito Federal, defendida por Allan Luís Augusto Redes de Oliveira, ao Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, sob orientação do professor Armando de Azevedo Caldeira Pires.