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Publicado em 04 de dezembro de 2025 por Mecânica de Comunicação

Reciclagem como estratégia para projetar produtos mais verdes

A reciclagem é ambientalmente correta, pois é capaz de proporcionar o uso de resíduos em forma de matéria-prima reciclada e poupar recursos naturais. Também é socialmente justa, pois possibilita gerar renda e melhores condições de trabalho para os coletores quando organizados em associações e cooperativas. E, por fim, quanto ao pilar econômico, é capaz de gerar receita para as cooperativas de reciclagem, diminuir os investimentos em áreas para a construção de aterros sanitários e servir como diferencial competitivo quando usada pelas empresas.

Como um aliado da reciclagem, surge o marketing verde, uma estratégia que associa a marca, o produto ou serviço a uma imagem ecologicamente correta e pode ser uma importante ferramenta para atrair novos clientes, pois estão cada vez mais conscientes. Além disso, o marketing verde também aparece como uma ferramenta de conscientização ambiental dos consumidores e um diferencial competitivo das empresas.

Para o marketing verde, o cliente não é o único público-alvo a ser atingido por estratégias de marketing, embora continue sendo o mais importante. A empresa deve dividir a atenção com outros públicos que direta ou indiretamente se relacionam com a empresa, pois podem se constituir em obstáculos ao desenvolvimento organizacional e impedir sua permanência no mercado. Dentre esses públicos que devem ser considerados quando se trata da questão ambiental, destacam-se os grupos ambientalistas, os fornecedores, os distribuidores, o governo, a comunidade mais próxima da unidade de produção, entre outros.

Dentre as formas de se projetar produtos mais verdes como estratégia competitiva, tem a possibilidade de utilizar matéria-prima reciclada e a reciclagem de produtos, trabalhar com o cultivo de produtos orgânicos, usar práticas responsáveis de manufatura, trabalhar com eficiência energética, de combustível e no uso da água, prolongar a vida útil dos produtos e utilizar o reuso e refil, entre outras.

A reciclagem é uma das formas de se fazer e de se comunicar o marketing verde, e quanto mais pessoas adotarem a estratégia de reciclar e adquirir produtos elaborados a partir de matéria-prima reciclada, mais esse segmento estará aquecido e maiores contribuições poderá se perceber para o meio ambiente.

O novo consumidor ecológico manifesta suas preocupações ambientais em seu comportamento de compra, pois buscar adquirir produtos que considera causar menos impactos negativos ao meio ambiente e valoriza aqueles que são produzidos por empresas que são ambientalmente responsáveis. Atualmente, as maiores dificuldades encontradas são a falta de capital de giro, o que dificulta vender diretamente para algumas indústrias, pois realizam o pagamento a prazo; o valor de venda dos materiais que apresentaram queda nos últimos anos e a concorrência dos coletores autônomos de material.

A reciclagem pode contribuir de forma significativa para a diminuição da extração de recursos naturais junto ao meio ambiente, melhorar diversos aspectos sociais e, ainda, proporcionar ganhos econômicos com o comércio de matéria-prima reciclável. Os 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar – representam uma escala de prioridades na qual se deve, primeiramente, reduzir o consumo e, em segundo lugar, reutilizar os itens produzidos sempre que possível. Porém, para itens já produzidos e descartados, a reciclagem se apresenta como alternativa ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado As contribuições da reciclagem para o desenvolvimento sustentável: estudo de caso na Cooperativa dos Recicladores de Penápolis/SP (CORPE), defendida por Clayrmen Candido Peron, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Área de Concentração em Desenvolvimento Territorial e Alternativas de Sustentabilidade, Curso de Mestrado da Universidade de Araraquara – UNIARA, sob orientação da professora Janaína F. F. Cintrão.