Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 17 de outubro de 2023

Revista Apelmat - Escavadeiras vão continuar ganhando terreno

ESCAVADEIRAS VÃO CONTINUAR GANHANDO TERRENO

17 De Outubro De 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: EquipamentosMercado

|

Categorias: Equipamentos

Por Nelson Valencio e Rodrigo Conceição Santos 

A demanda por escavadeiras hidráulicas deve sofrer uma retração de 32% neste ano, em relação a 2022. É uma proporção mais acentuada do que a queda geral de 14% projetada para toda a linha amarela. Os números são da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), mas, embora pareçam negativos a um primeiro olhar, o contexto é diferente.

A própria Sobratema avalia que haverá uma retomada a partir de 2024, com o setor de equipamentos entrando em uma fase de crescimento sustentável. E mais: nos últimos anos, a pandemia levou o setor a situações singulares na compra de máquinas, em particular no segmento de escavadeiras. 

“Durante a pandemia, houve um aumento enorme na procura por equipamentos em todo o mundo. Alguns fabricantes, que tinham a opção de trazer escavadeiras de outros lugares, viram uma oportunidade e começaram a fazer isso. Como resultado, o percentual de escavadeiras passou de 29%, antes da pandemia, para 32%, em 2021, quando a pandemia estava em curso”, explica Etelson Hauck, gerente de Produtos da JCB Brasil. 

Isso aconteceu, segundo ele, porque outros tipos de equipamentos importantes, como retroescavadeiras e pás-carregadeiras, não conseguiram aumentar tanto sua disponibilidade para entrega como as escavadeiras. “Foi um aumento temporário”, analisa. 

Escavadeiras e sua versatilidade

A ocupação de espaço também aconteceu pela versatilidade das escavadeiras, como aponta Bruno Almeida, Consultor de desenvolvimento de mercado da Sotreq. Além de atacar em várias frentes – da construção pesada à limpeza de rios e mineração – ele destaca que são equipamentos que operam com uma variedade grande de ferramentas, como caçamba, romperdores e pulverizadores hidráulicos. “E também tem a capacidade de serem altamente produtivas e trabalharem em terrenos diferentes”, completa. 

A versatilidade das escavadeiras também é apontada por Marcelo Mota, especialista da New Holland, que ressalta o papel de alguns clientes. “Nos últimos anos, o crescimento elevado tanto no setor agrícola quanto na mineração, levou a uma aceleração no mercado”, diz. De acordo com ele, na área agrícola, as escavadeiras vêm sendo empregadas na criação de curvas de nível, abertura de tanques para irrigação e limpeza de criadouros, comprovando sua característica de “coringa” da linha amarela.