Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 05 de fevereiro de 2024 por Mecânica de Comunicação

M&T Expo será a principal plataforma de lançamentos de equipamentos de movimentação de terra em 2024

Um ano de boas perspectivas para o mercado de equipamentos da linha amarela (movimentação de terra), com a estimativa de crescimento de cerca de 7% nas vendas de máquinas em 2024 ante 2023, chegando a mais de 33 mil unidades comercializadas, segundo o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção. Esse montante contará com a contribuição da M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que será realizada de 23 a 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, e que, ao longo de quase três décadas tem contribuído para fomentar o desenvolvimento sustentável do setor na América Latina.

De acordo com o Estudo da Sobratema, 76% das empresas participantes avaliaram que o mercado deve crescer em 2024. Esse otimismo está em sinergia com a expectativa dos mais de 35 mil visitantes da feira, em conhecer os principais lançamentos em equipamentos para construção e mineração, que serão apresentados pelos principais fabricantes do setor: BMC Hyundai, Case Construction Equipment, Caterpillar, Develon, John Deere, Wirtgen, Komatsu, Liebherr, LiuGong, Manitowoc, Müller, New Holland Construction, Romanelli, Sany, SDLG, Volvo Construction Equipment, XCMG, Yanmar e Zoomlion.

Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil, organizadora e promotora da 12ª edição da M&T Expo, destaca que o público terá a oportunidade de conhecer o futuro do mercado para construção e mineração, uma vez que os fabricantes realizam investimentos constantes para atender as demandas dos mercados de construção, infraestrutura, mineração, agronegócio, florestal e indústria.

“Os equipamentos estão cada vez mais modernos, com alta tecnologia embarcada, que vem revolucionando a forma de operar as máquinas, contribuindo para a maior produtividade, segurança, qualidade e eficiência. Atualmente, também estamos acompanhando as novidades em eletrificação e outros tipos de motorização para diminuir as emissões de carbono durante a operação”, comenta Pickert.

Com o apoio institucional da Associação Brasileira da Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a M&T Expo 2024 – part of bauma NETWORK, será palco ainda de lançamentos nas áreas de içamento e movimentação de cargas e pessoas, concreto e asfalto e de componentes e serviços. O credenciamento para visitar a feira está aberto e pode ser feito por meio deste link.

Atrações 2024

O público participante também terá a chance de conferir as atrações programadas para esta edição do evento, como a Arena de Demonstração, com máquinas dos expositores em operação em tempo real, uma série de atividades de conteúdo, cursos gratuitos para treinamento de operadores, e o Museu de Máquinas do Brasil, ativação inédita no país.

Para aprimorar o conhecimento e a troca de informações, a M&T Expo também está preparando uma série de eventos de conteúdo, realizados por importantes entidades nacionais e por parceiros estratégicos, como o Congresso Nacional de Valorização do Rental, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (Analoc), o Seminário de Mineração de Agregados, em parceria com a ANEPAC - Associação Nacional das Entidades De Produtores de Agregados para Construção, CSCM - Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Mineração e Cimento da ABIMAQ -  Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e Revista Brasil Mineral; o Fórum “ESG na Construção e Mineração – As melhores práticas para a sustentabilidade aliada à competitividade”, em parceria com os portais de notícias Conexão Mineral e Conexão Construção, apoio institucional do IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração e patrocínio da METSO; ABRASFE Tech Talks - Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso e Simpósio VDMA - Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais.

Na área de capacitação profissional, serão ofertados cursos gratuitos para treinamento de operadores durante o evento, em parceria com a Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplenagem, Ar Comprimido, Hidráulico e Equipamentos de Construção Civil (Apelmat). Serão duas turmas que contarão com aulas teóricas e práticas e receberão certificado NR12 após a conclusão e o projeto M&T Capacita, um projeto que promove e incentiva o desenvolvimento de profissionais para atender as diversas demandas do setor de equipamentos para construção e mineração. Em parceria com instituições estratégicas, como 3X Mais Treinamentos, APELMAT e Instituto Opus, visitantes e expositores terão condições exclusivas de acesso a diversas modalidades de treinamentos para atualização e formação de novos profissionais.

O credenciamento de visitantes é obrigatório para entrada no evento e já está disponível neste link.

Serviço:
Data: 23 a 26 de abril de 2024 
Horário: 13h às 20h 
Local: São Paulo Expo, SP 
Credenciamento gratuito: https://www.mtexpo.com.br/credenciamento  
Expositores confirmados: https://vitrinedenegocios.mtexpo.com.br/event/mt-expo/exhibitors