Publicado em 05 de dezembro de 2013
Como Contratar
Guindastes
Uso exige planejamento preciso do período em canteiro para evitar impactos no caixa e no cronograma de execução da obra
Por Kelly Carvalho
Edição 149 - Dezembro/2013Os guindastes são equipamentos com grande capacidade de carga, indicados para operações de içamento a grandes alturas e distâncias. Lançamento de vigas pré-moldadas em concreto, movimentação de insumos nas construções prediais e obras de montagens de estruturas metálicas em geral são alguns exemplos de uso de guindastes, que em determinadas situações pode ser a única alternativa viável para a conclusão das obras com menor prazo e segurança.
A operação de guindastes demanda grande atenção, pois qualquer descuido pode causar graves acidentes envolvendo o pessoal de obra e do entorno, além de causar danos ao patrimônio. Dessa forma, a contratação deve exigir profissionais qualificados para a montagem e operação do equipamento. Também é essencial que o guindaste seja dimensionado de acordo com o uso previsto.
O fator custo também é outro aspecto importante desse tipo de contratação. Merecem especial cuidado a previsão correta dos custos de mobilização e desmobilização, os operacionais e, sobretudo, a garantia de que o equipamento chegará ao canteiro na data planejada. Atraso desse tipo pode gerar grande impacto no cronograma da obra.
Especificações
De acordo com informações da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), para a construção civil existem basicamente quatro grandes grupos de guindastes: gruas torre, guindastes treliçados sobre esteiras, guindastes hidráulicos sobre caminhão e guindastes hidráulicos autopropulsados. "Cada guindaste tem seu nicho de aplicação e sua faixa de capacidade de carga, que diminui na medida em que as distâncias e as alturas aumentam", explica Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema.
As maiores capacidades são alcançadas com os guindastes treliçados sobre esteiras. Os guindastes sobre caminhão oferecem maior mobilidade, os guindastes hidráulicos são mais versáteis e as gruas torre são as mais indicadas para obras de grande altura em regiões urbanas. Porém, Neto ressalta que cada necessidade deve ser estudada criteriosamente para a identificação do equipamento mais adequado sob os aspectos técnico e de custos.
A escolha da melhor opção disponível no mercado deve partir de um estudo da carga a ser transportada, envolvendo não somente o peso, distância e altura, mas também a forma geométrica, local de trabalho, geologia do terreno, posicionamento do guindaste, acessos e até condições climáticas.
Cotação de preços e fornecedores
Os custos do uso desse tipo de equipamento são significativos no caixa da obra e devem ser muito bem mensurados na contratação de um fornecedor. Um dos maiores impactos está relacionado à mobilização e desmobilização no canteiro. Também devem ser considerados os custos operacionais, como combustíveis, manutenção, operador, equipe de apoio - ajudantes e sinaleiros - e seguro. A contratação de um profissional para a elaboração do plano de movimentação de cargas (Rigger) pode ser necessária para o caso de operações mais delicadas e é recomendável que seja considerada nas contas também.
O fornecedor deve oferecer uma série de garantias para o contratante, a começar pela disponibilidade de entrega do guindaste na data contratada, uma vez que o atraso na mobilização do equipamento pode causar grande impacto no cronograma dos serviços. Também deve garantir disponibilidade mecânica de pelo menos 85%, conforme recomendação do vice- -presidente da Sobratema.
Ele ainda alerta que, para operações extremas, em que são envolvidos altos riscos e a operação for conduzida pelo locador, também poderá ser solicitada uma garantia de performance, para assegurar que os trabalhos serão executados dentro da qualidade e prazos contratados. "Se acontecer algum imprevisto neste caso, o locatário poderá recorrer à seguradora para se ressarcir do prejuízo", comenta.
Documentos e contratação
O contratante deve solicitar a documentação que ateste que o guindaste está com as inspeções de qualidade e integridade técnica em dia, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora 18 (NR-18). Para o caso de equipamentos que devem ser montados no local da obra, é recomendável a solicitação de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) garantindo que os trabalhos foram executados de acordo com a qualidade e as legislações vigentes.
Toda a documentação técnica deverá ser fornecida no idioma português, como manuais de operação, de serviço e de segurança, tabelas de carga, entre outros.
A documentação dos operadores, ajudantes e de toda a mão de obra envolvida no serviço deve ser exigida para atestar a regularidade da equipe com relação às questões trabalhistas.
O vice-presidente da Sobratema comenta que os contratos de locação sempre devem refletir claramente o que foi acordado entre as partes, como a especificação dos equipamentos envolvidos, responsabilidades de cada uma das partes, tudo que está incluso e excluso nessas responsabilidades, horários, tabelas de custos para atividades dentro e fora do horário e tolerâncias com relação às horas previstas. As multas e garantias também devem estar relacionadas no contrato, assim como procedimentos em casos de força maior ou mesmo necessidade de paralisação dos trabalhos por condições inadequadas de segurança, por exemplo. A substituição dos equipamentos em caso de avarias também deve ser prevista no documento.
Logística
O plano logístico deve considerar os dias da semana e os horários em que a operação pode ser executada e a avaliação do espaço físico e os acessos disponíveis. "Alguns guindastes requerem várias carretas e, se não existe espaço físico na obra, deverá ser feito um planejamento de forma que cada carreta chegue no canteiro no momento certo de forma que não faltem componentes nem que várias carretas fiquem ocupando espaço na obra", aconselha Neto.
Também devem ser relacionados todos os insumos necessários, como cabos de amarração, calços de madeira ou metal, plataformas de trabalho, equipamentos e ferramentas especiais. O equipamento deve trabalhar nivelado, em terreno estável e compactado, sem vento e com profissionais qualificados.
Transporte
Parte dos danos em guindastes são causados no transporte por conta do manuseio e amarração inadequada dos componentes, que são geralmente volumosos e pesados. Por isso, a movimentação deve ser acompanhada por um profissional qualificado. "Devem ser previstas licenças especiais no caso de grandes guindastes e também ter em mente o tempo de viagem, deixando uma folga para os imprevistos que podem reter as carretas nas estradas por vários dias, alerta Paulo Oscar Auler Neto.
Ao chegar ao canteiro, principalmente em caso de locação, é recomendável que se faça um checklist fotográfico completo em todo o equipamento, relacionando as condições mecânicas, eventuais vazamentos, oxidação, trincas, componentes ou acessórios faltantes, deformações, funcionamento do sistema de limitação de cargas, desgaste dos cabos de aço, gancho, polias, entre outros. "Alguns problemas de caráter estético poderão ser aceitos, porém os problemas mecânicos deverão ser reparados antes do início das operações." Este documento deverá ter a assinatura do locador e do locatário.
O mesmo processo deve ser repetido na desmobilização do equipamento. O desgaste normal decorrente das horas trabalhadas na obra são aceitos pelo locador. Danos causados por acidentes, má operação ou manutenção inadequada devem ser ressarcidos pelo locatário.
ENTREVISTA - PAULO OSCAR AULER NETO
Segurança na operação
Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema)
Como avaliar bons operadores de guindastes na contratação do serviço?
Somente os dados anotados na carteira profissional não são suficientes, os operadores devem estar certificados por alguma entidade específica atestando que estão devidamente capacitados a operar guindastes de determinada capacidade. Recomenda-se, ainda, uma entrevista e também consulta junto aos empregadores anteriores sobre a conduta do profissional. O operador deve, preferencialmente, ter o segundo grau completo como nível mínimo de escolaridade.
Há exigências com relação à saúde?
São exigidos exames médicos atestando a condição do profissional, principalmente relacionado a problemas cardíacos, respiratórios, acuidades visuais e auditivas, bem como de estabilidade emocional.
Que cuidados o contratante deve estar atento com relação à segurança?
A operação de guindastes geralmente envolve altos riscos, não somente com relação ao patrimônio, mas também com as pessoas no seu entorno. Qualquer falta de atenção ou descaso pode ocasionar acidentes sérios, inclusive com risco de morte. Ter profissionais qualificados e equipamentos bem dimensionados são investimentos que assegurarão que a operação ocorrerá sem surpresas. É necessário cuidado especial com relação à tabela de cargas. Recomenda-se trabalhar com no máximo 75% da capacidade nominal, deixando uma margem para imprevistos como movimentos dinâmicos, ventos ou mesmo ajustes do terreno.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade