Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 03 de outubro de 2018

Construção Latino Americana - Enfim, a M&T Expo

Enfim, a M&T Expo

Por Construção Latino-Americana3 outubro 2018

Após um adiamento, no final de novembro a indústria de construção latino-americana se reunirá no Brasil.

M&T Expo 2015 - geral (4)

M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração

Ninguém ficou indiferente quando a organização da M&T Expo 2018 -10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração-, a maior feira de construção da América Latina anunciou o adiamento do evento que deveria acontecer em junho passado. Foi por uma boa razão: a greve nacional dos caminhoneiros no Brasil trouxe instabilidade e riscos associados ao deslocamento de milhares de pessoas e equipamentos pesados ao local de exposição em São Paulo. Entretanto, a decepção foi grande, já que se se esperava que a realização da feira seria um termômetro do que aconteceria com a economia brasileira em geral e da indústria da construção em particular.

Opiniões

A notícia foi obviamente negativa, porém os organizadores da M&T Expo 2018 -Messe München e Sobratema- tomaram a decisão correta. Assim confirmou a CLA ao falar com alguns dos principais expositores.

“Esta é a melhor decisão para expositores, fornecedores, clientes e visitantes diante das inúmeras dificuldades que todos teriam para participar da feira neste momento. Preparamos novidades para o setor, e esperamos o melhor momento para apresentá-las a vocês. Enquanto isso, continuamos preparados para o que mais importa: ajudar nossos clientes a construir um mundo melhor”, afirmava um comunicado corporativo da Caterpillar.

Jandrei Goldschmidt, chefe de marketing da Ciber Equipamentos Rodoviários, também concordava com a difícil decisão. “Diante do cenário das estradas do Brasil nos últimos dias e dos obstáculos para que os equipamentos cheguem à feira a tempo, a decisão de adiar a M&T Expo foi correta”, disse na ocasião.

Por sua vez, Guilherme Zurita, Commercial Manager / Concrete Technology, da Liebherr Brasil, comentou que “o adiamento da feira M&T 2018 não é o que desejávamos, porém entendemos o problema e os fatores que levaram os organizadores da exposição a esta decisão. Estamos percebendo um aquecimento notável no mercado de equipamentos em 2018 e estamos trabalhando para que essa ‘onda’ de melhoria dos negócios não seja afetada pelos acontecimentos destes últimos dias”.

“Estamos aliviados com a decisão dos organizadores. A M&T Expo é um evento muito importante para o país e para toda a América Latina. Temos representantes de mais de 10 países confirmados para o evento e sei que a decisão de postergar foi a melhor para poder receber nossa equipe e todos os convidados com segurança e tranquilidade. Acredito que em poucos dias a situação vai ser normalizar e faremos um grande evento”, assinalou também Thiago Romanelli, diretor comercial da Romanelli.

Nova data

Ao mesmo tempo em que havia uma concordância sobre a decisão de adiar o evento ser a mais adequada, tanto empresas expositoras quanto os visitantes do evento estavam esperando o anúncio de uma nova data para a feira, o que aconteceu no final de junho. A data escolhida? Entre 26 e 29 de novembro.

“Não poupamos esforços para reunir tudo que necessitávamos para realizar o evento ainda no ano de 2018, no mesmo local e nas mesmas condições”, frisou Monica Araujo, diretora geral da Messe München do Brasil. Por sua vez, Afonso Mamede, presidente da Sobratema, adiantou que “estamos ansiosos pela M&T Expo e, encantados, vamos atender às expectativas de nossos expositores e visitantes”.

M&T Expo 2015 - Solenidade de Abertura (1)

Afonso Mamede, presidente da Sobratema.

Planeje sua visita

Os organizadores do evento aproveitaram o adiamento da feira para melhorar ainda mais a experiência do visitante e gerar uma série de atrações destinadas à disseminação de conhecimento e demonstração de tecnologias. A M&T Expo 2018 “será o ponto de encontro de profissionais de toda a cadeia produtiva, e também de quem estiver interessado em conhecer os principais lançamentos em máquinas, componentes e serviços para infraestrutura, construção e mineração”, informou a Messe München.

Uma das providências tomadas pela organização foi o credenciamento online. Rápido, fácil e grátis, agiliza a entrada dos profissionais nos pavilhões do São Paulo Expo.

Há também no site do evento uma seção dedicada aos visitantes que não residem em São Paulo, através da qual eles podem conhecer os hotéis associados e a agência de turismo oficial da M&T Expo 2018. “Além dos melhores preços em hotéis, os profissionais ainda contam com o benefício da compra de passagens aéreas com até 20% de desconto para vir para a feira”.

Expositores

A M&T Expo 2018 contará com a participação das mais importantes marcas nacionais e internacionais, que apresentarão os mais modernos desenvolvimentos tecnológicos do segmento. Para destacar alguns dos confirmados, podemos mencionar Bomag Marini, Case Construction, Caterpillar, JCB, John Deere, Komatsu, Liebherr, LiuGong, New Holland, Terex, Volvo CE, Wirtgen e muitas outras empresas.

Mas também há empresas que utilizarão a atual edição como plataforma de “lançamento” para o mercado e estão expondo pela primeira vez. É o caso, por exemplo, da Pemill, companhia especializada na fabricação e comercialização de peças para mineração, moagem, perfuração e bombeamento de minérios. “Temos a expectativa de aumentar nossa participação de mercado e obter uma visibilidade maior tanto em território brasileiro como no exterior”, ressaltou o diretor comercial da empresa, Charlyston Rodrigues. Entre os produtos que a Pemill levará para a exposição estão: moinhos pendulares e peças de reposição para mineração, bombas de minério e para a linha de britagem, além de rompedores.

Por sua vez, Celso Szczypula, diretor da Ouro Diesel, advertiu que faltam ainda alguns anos para que o Brasil comece uma retomada mais forte da sua economia. “Nosso objetivo é estar na mente de novos clientes quando isso começar a acontecer, por isso estaremos na M&T Expo, que conta com visitantes que atuam na nossa nova linha de trabalho”, explicou. A empresa especializada em soluções para injeção eletrônica vai mostrar seu trabalho em suas bancadas de testes, que são importadas da Europa.

M&T Expo 2015 - geral (3)

Cerca de 46.000 visitantes e 478 expositores de 25 países se reuniram na edição passada da M&T Expo.

Por último, a Testato, que iniciou suas atividades em serviços de montagem, manutenção e reformas de equipamentos móveis em 2002, mostrará na feira os sistemas de supressão de incêndios da companhia sueca Dafo. “Nossa expectativa é alcançar o maior número de profissionais e empresas, ampliando nossa relação com os clientes atuais e criando novos contatos para gerar novos negócios no futuro”, afirmou Raphael Torres, supervisor de marketing.

As boas expectativas são justificadas. Há que se lembrar que, em 2015, a feira comemorou duas décadas de trajetória, reunindo -apesar da recessão econômica- nada menos do que 45.755 visitantes e 478 expositores de 25 países.

Além disso, a organização destaca que os visitantes da M&T Expo são profissionais altamente qualificados, e o público é composto principalmente por compradores de construtoras, empresas de locação de equipamentos, mineradoras e pedreiras. De acordo com a pesquisa realizada na edição de 2015, 51% dos visitantes são CEOs, diretores e gerentes, 30% atuam na área de construção civil, engenharia e infraestrutura e 23% no segmento de distribuição e aluguel de equipamentos.

Em relação à estimativa de negócios, segundo Mamede, da Sobratema, historicamente o movimento de vendas antes, durante e depois da M&T Expo representa entre 20% e 30% do volume total de vendas anual do segmento.

Nova divisão

A feira estará dividida em quatro pavilhões principais:

Equipamentos para construção e mineração: ocupará a maior parte da feira e reunirá os fabricantes de máquinas e equipamentos voltados para todos os tipos de obras de construção, sejam de infraestrutura ou de edificações, bem como aqueles destinados aos trabalhos em ambientes de mineração.

Concreto e asfalto: este espaço reunirá os expositores que oferecem máquinas e equipamentos para produção, lançamento e acabamento de concreto e asfalto, em suas variadas aplicações.

Elevação de carga: esta área será destinada às empresas fornecedoras de máquinas e equipamentos que realizam trabalhos de elevação de carga nas inúmeras aplicações do setor de construção.

Componentes e serviços: espaço que será dedicado aos expositores que fornecem peças, componentes, produtos e serviços para a manutenção de máquinas e equipamentos e para diversas aplicações na construção e na mineração.