Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 02 de janeiro de 2019

Revista Construa - Empresas de máquinas e equipamentos veem cenário favorável

Empresas de máquinas e equipamentos veem cenário favorável

De olho no reaquecimento do setor de máquinas e equipamentos, empresas do segmento apostam na virada de página do setor em 2019, após anos de recessão.

Um bom termômetro para esse novo ciclo de crescimento foi a 10ª edição da M&T Expo que aconteceu entre os dias 26 a 29 de novembro no SP Expo. Estudo divulgado pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), trouxe novo ânimo e fôlego para o setor: em 2018 o volume geral de vendas de máquinas para construção deve crescer 38% neste ano diante de 2017. No total, a estimativa é de que sejam comercializadas 17,8 mil unidades em 2018, contra 12,9 mil unidades no ano passado.

De acordo com os organizadores da M&T, o evento reuniu aproximadamente 40 mil visitas de compradores do Brasil e do exterior. Foi uma boa oportunidade para as empresas da cadeia da mineração e construção apresentarem suas novidades para 2019.

A revista EaeMáquinas conversou com alguns expositores que confirmaram otimismo para os negócios.

SR EQUIPAMENTOS

www.srequipamentos.com.br

“Tivemos aceitação e muita procura em nosso produto lançado e apresentado na feira. Lançamos a carreta caçamba com sistema de empurre (descarga horizontal). Produto que atende a uma carência que o mercado de logística e segurança tinham. Com certeza a prorrogação da feira (junho para novembro) foi bem-vinda, o mercado estava instável e sem prospecção de trabalho. E com o novo cenário brasileiro, pacotes de obras em andamento, a feira foi um sucesso. Os benefícios que colhemos, foi de prospectar e idealizar as máquinas com necessidade de mercado para 2019, conhecer novos clientes e futuros parceiros. Com isso, conseguimos focar nossas estratégias, traçar metas de trabalhos fundadas nas conversas e negociações no evento e após a feira”, avalia Junior, do Departamento Comercial da SR Equipamentos.

ROMANELLI

http://www.romanelli.com.br/pt

“Nossos produtos mais procurados foram o secador de solo MTR 250 e nossa vibro acabadora VAR- E 300.6. Sentimos que a expectativa dos nossos clientes para o segundo semestre do ano será boa. Para nossa empresa a M&T Expo sempre foi um termômetro de mercado tanto em futuras vendas assim como para tecnologia tanto no mercado interno como o mercado externo”, avalia José Carlos Romanelli.

FENIX FPS

http://www.fenixfps.com.br

“Essa foi a primeira vez que a Fenix FPS participou da M&T EXPO e o estande teve grande destaque, pelo visual moderno, arrojado e bem posicionado. A todo momento, recebemos pessoas interessadas na qualidade dos produtos e com boa referência da marca. Apresentamos nossa linha de Pontas, Unhas, Dentes, Suportes e Protetores de Caçamba para o mercado, assim como a marca do nosso parceiro HPAD, fabricante chinesa empenhada na melhor qualidade dos produtos, com o objetivo de surpreender positivamente o mercado de equipamentos. O momento atual foi escolhido de maneira assertiva, o mercado já vive um momento de perspectivas promissoras para 2019. Percebemos que os empresários do setor de equipamentos estão mais confiantes que nos meses anteriores e constatamos que a feira foi local de otimismo, estreitamento de relações e boas oportunidades de parceria. A Fenix está preparada para o crescimento que vem pela frente, investindo em estoque para atender essa onda de desenvolvimento que chegará nos próximos anos. Apostamos num crescimento sustentável, dando o suporte que as revendas de peças necessitam. A Feira foi uma vitrine para apresentarmos a Fenix FPS para o mercado. Mostramos para o mercado nossa especialidade em FPS e conquistamos nosso espaço como uma nova opção em Ferramentas de Penetração de Solo, focada em atender lojas e revendas de todo Brasil. Durante a feira pudemos negociar parcerias com lojas interessadas nos produtos e diferenciais de negociação da Fenix. Percebemos que havia uma lacuna de um fornecedor que realmente apoiasse e respeitasse essas lojas, o que nossa empresa tem feito de maneira reconhecida. Para 2019, nossa estratégia é fortalecer essas parcerias iniciadas na feira oferecendo preço competitivo, qualidade, variedade e disponibilidade das FPS”, avalia Euller Miranda, Diretor Comercial da Fenix FPS.

MEDAL BOMBAS HIDRÁULICAS

http://www.medal.com.br

“Nessa edição o Grupo MEDAL trouxe a Forty Peças para apresentar seus produtos pela vez na M&T EXPO. Pinos e Buchas que já estão consolidados pela qualidade e durabilidade das peças e agora o usuário final pode comprovar de perto as peças e manter contato com a equipe técnica de engenharia da Medal e Forty Peças. Todos os visitantes se mostraram esperançosos com o novo governo e mantém uma ótima perspectiva para os próximos anos. O Grupo Medal alinhado com essa perspectiva de crescimento anunciou durante a M&T Expo a parceria com a empresa Italiana HANSA-TMP para distribuição exclusiva no Brasil de Bombas de Pistão e Motores de Rodas. O Grupo Medal é referência em Bombas Hidráulicas e Pinos e Buchas, então temos muitos amigos no segmento e sempre é um prazer reencontrá-los, trocar ideias e consolidar as parcerias existentes”, diz Tiago Luiz Dalla Lana, Gerente Comercial do Grupo Medal.