Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 13 de maio de 2019

Crane Brasil - Tendências para aumentar produtividade na construção

TENDÊNCIAS PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO

13 de maio de 2019

workshop

Novas tecnologias podem impactar positivamente no setor de construção. O potencial é o grande para aumentar a produtividade. Além da qualidade, eficiência e sustentabilidade em obras de infraestrutura e edificações. Esse será um dos temas do Workshop Revista M&T 2019, promovido pela Sobratema, dia 16 de maio, no CBB – Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. A palestra estará a cargo da consultoria McKinsey.

Uma grande promessa é o BIM – Building Information Modeling, que começa a tornar-se realidade no país. Em maio de 2018, foi publicado um decreto que oficializa a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil (ou Estratégia BIM BR). Ela consiste em uma série de ações que visam promover um ambiente adequado ao investimento na metodologia e sua propagação no país. Já a partir de 2021, o uso do BIM será obrigatório em projetos das obras brasileiras.

Segundo Kevin Nobels, Sócio da Prática de Operações da McKinsey, outras tendências estão sendo alavancadas na indústria da construção mundial. Dentre as quais,  automação das várias atividades operacionais, utilização de inteligência artificial e a análise de dados e informações de maneira integrada em todas as etapas. Uma tendência macro é a digitalização dos processos.

“Há ainda a industrialização na construção que, apesar de ser disseminada no país, tem espaço para crescer mais. Essa modularização possibilita reduzir o tempo de construção, diminuir custos e aumentar a qualidade final da obra”, acrescenta Nobels.

Em sua apresentação, Nobels vai enfatizar as grandes tendências de inovação e de produtividade no setor da construção global, as mudanças que elas trazem para o cenário atual e como isso pode afetar o segmento no Brasil. “Em termos de produtividade e inovação, a área da construção nacional está atrás de outros setores industriais e da própria construção no mundo. Porém nos últimos anos, temos percebido uma transformação importante, principalmente, pela entrada de startups e de investimentos focados em inovação no segmento”, explica.

Além disso, para o sócio da McKinsey, a necessidade de melhorar a infraestrutura no Brasil pode ser um impulsionador para o desenvolvimento tecnológico da indústria da construção. “O movimento da Construção 4.0 é necessário para o segmento se tornar mais competitivo e para atender essa necessidade de mais transportes, energia, saneamento no país”, finaliza.

A programação contará com outras palestras e a apresentação de cases: Geração de Energia em Aplicações Severas (Atlas Copco). VANT no Controle da Produção (CPE Tecnologia). Monitoramento em prol da Produtividade (Komatsu). Eólica – Reduzindo Custos (Manitowoc). Acessibilidade – Criando Oportunidades de Trabalho (New Holland Construction). e Machines Control – Ganhos Expressivos (Sotreq/Sitech).

Para participar do evento, que ocorrerá no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo, é necessário realizar sua inscrição no site oficial, clicando na aba “Inscrições”. http://www.sobratemaworkshop.com.br/