Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 13 de maio de 2019

Jornal Dia Dia - McKinsey apresenta em Workshop as principais tendências para aumentar a produtividade na construção

McKinsey apresenta em Workshop as principais tendências para aumentar a produtividade na construção

13 de maio de 2019 0  Por DANIEL

Nos últimos anos, o setor da construção no Brasil passou por diversas transformações, em decorrência do cenário político-econômico e, também, pela entrada e adoção de novas tecnologias que propiciaram novas possibilidades de aumentar a produtividade, qualidade, eficiência e sustentabilidade em obras de infraestrutura e edificações.

Uma das tendências que começa a se tornar realidade na indústria nacional é o uso BIM – Building Information Modeling. Em maio de 2018, foi publicado um decreto que oficializa a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil (ou Estratégia BIM BR), que consiste em uma série de ações que visam promover um ambiente adequado ao investimento na metodologia e sua propagação no país. Já a partir de 2021, o uso do BIM será obrigatório em projetos das obras brasileiras.

Segundo Kevin Nobels, Sócio da Prática de Operações da McKinsey, outras tendências estão sendo vistas na indústria da construção mundial, como a automação das várias atividades operacionais; a utilização de inteligência artificial; a análise de dados e informações de maneira integrada em todas as etapas construtivas e a digitalização dos processos, que traz melhorias consideráveis em termos de eficiência, podendo ser aplicada tanto para os processos construtivos como os processos administrativos, por um baixo custo e dificuldade média de implementação.

“Há ainda a industrialização na construção que, apesar de ser disseminada no país, tem espaço para crescer mais. Essa modularização possibilita reduzir o tempo de construção, diminuir custos e aumentar a qualidade final da obra”, acrescenta Nobels, que participa no dia 16 de maio do Workshop Revista M&T 2019, com a palestra “Tecnologia Digital em Construção”.

Em sua apresentação, Nobels vai enfatizar as grandes tendências de inovação e de produtividade no setor da construção global, as mudanças que elas trazem para o cenário atual e como isso pode afetar o segmento no Brasil. “Em termos de produtividade e inovação, a área da construção nacional está atrás de outros setores industriais e da própria construção no mundo. Porém nos últimos anos, temos percebido uma transformação importante, principalmente, pela entrada de startups e de investimentos focados em inovação no segmento”, explica.

Além disso, para o sócio da McKinsey, a necessidade de melhorar a infraestrutura no Brasil pode ser um impulsionador para o desenvolvimento tecnológico da indústria da construção. “O movimento da Construção 4.0 é necessário para o segmento se tornar mais competitivo e para atender essa necessidade de mais transportes, energia, saneamento no país”, finaliza.

Workshop Revista M&T, cujo tema central é Produtividade e Competitividade: Tecnologias para alavancar o seu negócio, vai contar ainda com a palestra de Ingo Glawe, da Porsche Consulting, e a apresentação dos seguintes cases: Geração de Energia em Aplicações Severas (Atlas Copco), VANT no Controle da Produção (CPE Tecnologia), Monitoramento em prol da Produtividade (Komatsu), Eólica – Reduzindo Custos (Manitowoc), Acessibilidade – Criando Oportunidades de Trabalho (New Holland Construction), e Machines Control – Ganhos Expressivos (Sotreq/Sitech).

Para participar do evento, que ocorrerá no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo, é necessário realizar sua inscrição no site oficial, clicando na aba “Inscrições”.

Direcionado para profissionais dos setores de construção, mineração, agronegócio e florestal, o Workshop Revista M&T traz, anualmente, em sua programação, conteúdos técnicos sobre questões mais relevantes e atuais desses segmentos, com o objetivo de levar para o mercado e para o público participante conhecimento sobre novidades, tendências e tecnologia.