Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 15 de julho de 2019 por Mecânica de Comunicação

Programa Custo Horário da Sobratema recebe atualização e inclui uma nova família de equipamentos

Simulador de custos conta agora com 1.267 modelos de máquinas

A Sobratema realizou uma nova atualização no Programa Custo Horário de Equipamentos, com a inclusão de uma nova família de equipamentos: autobetoneira montada sobre caminhão, o que resultou na inserção de três novas categorias. Com isso, o total de famílias chega a 34 e a quantidade total de categorias a 125.

O número de modelos de equipamentos do Simulador de Custos também cresceu, passando para 1.267, contra 1.222 da última atualização. O Simulador de Custos pode ser acessado, de forma exclusiva e gratuita, pelos associados da Sobratema, possibilitando a modificação e customização dos parâmetros e preços sugeridos e a realização de várias simulações, com o intuito de avaliar o comportamento de uma categoria de equipamentos de uma frota ou mesmo de uma máquina individualmente.

Para o público em geral, a Sobratema fornece gratuitamente uma tabela resumo no site oficial, com os valores médios por categoria de equipamentos, que refletem condições normais de operação e não englobam horas paradas ou improdutivas. Nesta última revisão, a tabela passou a contemplar também as três novas categorias inseridas no programa. Além disso, os leitores da Revista M&T também podem conferir essa tabela em suas edições impressa e online.

Também foram atualizados os preços de aquisição de equipamentos novos para o cálculo do valor médio de cada categoria bem como os valores dos insumos que compõem o custo horário de um equipamento: combustível, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre), mão de obra de manutenção e operação, dentre outros. Para isso, a Sobratema realizou uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de máquinas no país.

O Programa Custo Horário de Equipamentos vem se consolidando como uma ferramenta de referência para os profissionais e empresas do setor, sendo atualizado anualmente. Interativo, ele possibilita ao usuário conhecer os custos horários das principais máquinas utilizadas em vários tipos de obras.