Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 25 de julho de 2019 por Mecânica de Comunicação

Cursos de Formação de Rigger e de Gestão de Ativos serão ministrados em agosto pelo Instituto OPUS da Sobratema

A agenda do mês de agosto do Instituto OPUS de Capacitação Profissional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) terá dois cursos: Gestão de Ativos, que ocorrerá entre os dias 1º e 2 de agosto, e Formação de Rigger, programado para acontecer entre os dias 12 e 16 de agosto.

Com o objetivo de apresentar uma visão geral dos parâmetros, critérios e ações importantes para um bom gerenciamento de frotas de equipamentos móveis e de sua manutenção, o curso de Gestão de Ativos possui carga horária de 16 horas e é ministrado pelo engenheiro mecânico Norwil Veloso, autor do livro técnico Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis.

Visando atualizar os gestores e profissionais que atuam na área de controle de frotas a respeito das modernas técnicas de gestão de ativos, o curso conta em seu programa com cinco temas principais: gestão de equipamentos, custos, gerenciamento de manutenção, lubrificação e oficinas. Para se inscrever, é necessário ser maior de 18 anos e ter experiência em gestão de manutenção em cargo de supervisão de manutenção de equipamentos móveis (chefe de oficina ou gerente) em construtoras, transportadoras e similares.

Destinado à riggers, engenheiros, supervisores de rigging e demais profissionais envolvidos em operações relacionadas ao içamento de cargas, o curso de Formação de Rigger do Instituto OPUS de Capacitação Profissional conta com uma programação abrangente e 40 horas de carga horária. Ministrado pelo engenheiro Oswaldo Biltoveni, visa capacitar profissionais a elaborar e supervisionar o plano de içamento de carga (plano de rigging), utilizando as especificações dos fabricantes de guindastes, e também, as especificações da NBR – Norma Brasileira de Recomendação e NRs – Normas de Saúde e Segurança do Trabalho, buscando otimizar os recursos disponíveis e a promoção da segurança operacional.

Além dos cursos na sede da Sobratema, o Instituto OPUS de Capacitação Profissional também fornece cursos in company. Desde sua fundação, já formou mais de 9.000 colaboradores para mais de 600 empresas. Além do Brasil, foram realizados cursos na Venezuela, Líbia, Moçambique e República Dominicana.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial: http://www.opus.org.br/

Conheça a programação de agosto:

Data Curso Local
1-2 Gestão de Ativos Sede da Sobratema
12-16 Formação de Rigger Sede da Sobratema