Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 19 de setembro de 2019 por Mecânica de Comunicação

Evento da Abcic, apoiado pela Sobratema, aborda o Plano de Rigging

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) promoveu no dia 18 de setembro a sexta edição do Abcic Networking, que reuniu os associados da entidade para tratar, entre outros temas, do Plano de Rigging e sua importância para a montagem das estruturas pré-moldadas de concreto, que foi apresentado pelo engenheiro Jacques Raigorodski, indicado pela Sobratema.

"Para mitigar os riscos potenciais embutidos na etapa de montagem das estruturas pré-fabricadas são necessárias ações gerenciais sobre equipamentos, pessoas, procedimentos e um planejamento assertivo, que inclui o Plano de Rigging, cujo objetivo é estudar as dimensões, peso e centro de gravidade da carga, elevação de montagem e as principais interferências existentes no içamento dos elementos de concreto. Por isso, ao apoiar este evento da Abcic, optamos por indicar um profissional especialista nesta área, a fim de levar informação qualificada ao setor”, disse Afonso Mamede, presidente da Sobratema.

Ele lembrou ainda que a entidade oferece cursos de formação de profissionais na área de içamento e movimentação de cargas, por meio do Instituto Opus de Capacitação Profissional. "Um dos cursos mais procurados é o de Rigger que, entre outros temas, capacita os participantes a elaborar e supervisionar o plano de rigging", acrescentou.

Segundo Íria Doniak, presidente da Abcic, o tema do evento surgiu em decorrência do lançamento do Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, uma ferramenta bastante interessante para o segmento e que tem, entre outros assuntos, o Plano de Rigging. “Gostaria de agradecer a Sobratema e o engenheiro Afonso Mamede pelo apoio ao evento e, também, ao Manual, inclusive, contribuindo para a validação de seu conteúdo técnico”, afirmou.

Em sua palestra, Raigorodski falou sobre mitigação de riscos em operações que envolvem movimentação de cargas e trouxe noções básicas sobre o Plano de Rigging, mostrando casos reais de obras no Brasil e no exterior, utilizando estruturas pré-fabricadas de concreto e outros sistemas construtivo. “O planejamento em todas as fases da operação é essencial para a segurança de todos os envolvidos na obra. Por isso, não há espaço para improvisações”, enfatizou. 

Outra questão ressaltada por Raigorodski foi o fornecimento do maior número de subsídios para que as decisões referentes à obra sejam sempre capacitadas, ou seja, assertivas. “Isso requer, além do planejamento, treinamento e capacitação profissional, verificação técnica, manutenção dos equipamentos, análise de riscos, acompanhamento técnico, certificação e aplicar a boa prática da engenharia sempre”. 

Durante o Abcic Networking VI também foi apresentada a Smart.Con, evento da Sobratema e da Messe München do Brasil, que será uma fusão entre summit e exposição de produtos e serviços, com foco em tecnologia e inovação para os setores de Engenharia, Infraestrutura, Real Estate e Rental.

Augusto Andrade, diretor de Feiras da Messe München do Brasil, ressaltou que o evento tem um conceito diferente e inovador ao focar, principalmente, no conteúdo. Além do palco principal do summit, situado ao centro do Pavilhão do São Paulo Expo, cinco palcos menores serão instalados em diferentes áreas da feira, com o foco nos seguintes segmentos: Planejamento da Construção, Peças e Equipamentos High-Tech, Sistemas Construtivos e Novos Materiais, Automação e Segurança no Canteiro de Obras e O Futuro da Construção. “Nesses espaços, os visitantes poderão assistir a palestras gratuitas”, explicou.

O evento também contou com a palestra do engenheiro Rodolfo Mota, gerente geral da Bianchi, sobre Sistema de Içamento com Cabeça Esférica Tipo Pino.