Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Smart.Con - Nova data definida: 06 e 07 de Julho de 2021

A tecnologia tem demolido convenções e exigido novos olhares para os mais diferentes mercados. Não é diferente na construção, cada vez mais impactada pela industrialização, adoção de novos processos construtivos, materiais inovadores e o uso de ferramentas de gestão. Frente a tantas transformações, como serão as obras do futuro? A resposta a tal pergunta será dada pela Smart.Con, uma proposta inédita de evento para a indústria da construção e uma evolução da Construction Expo. A primeira edição será realizada nos dias 6 e 7 de julho de 2021 no São Paulo Expo, em paralelo à M&T Expo.

Organizada pela Messe Muenchen do Brasil em parceria com a SOBRATEMA (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), a Smart.Con estava originalmente programada para acontecer em junho deste ano, porém a pandemia provocada pela COVID-19 obrigou todos os eventos agendados de abril à outubro em São Paulo a adiarem sua realização, com o principal objetivo de proteger a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas.

A Smart.Con será um evento inédito para a indústria da construção no Brasil, e tem como seu principal objetivo criar uma plataforma de disseminação de conhecimentos, novas tecnologias e inovação para os setores de Engenharia, Infraestrutura, Real Estate e Rental.

Neste cenário, o evento permitirá que fabricantes de equipamentos, escritórios de engenharia, construtoras, prestadores de serviços, startups, produtores de novos materiais e sistemas construtivos, mineradoras para a construção civil, bancos, agentes públicos e outros atores da indústria da construção se relacionem e compartilhem aquilo que os coloca na vanguarda do mercado. “Com uma programação de qualidade, e com grandes nomes da indústria discutindo sobre a aplicação de novas tecnologias no setor, tenho plena convicção que evento será um sucesso”, afirma Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil.

Cenário promissor e desafiador

O presidente da SOBRATEMA, Afonso Mamede, avalia que o lançamento da Smart.Con responde a uma necessidade do mercado. Ele cita movimentos que justificam o foco do evento em tecnologia e inovação. “Temos assistido ao desenvolvimento de máquinas dotadas de sistemas de gerenciamento que permitem mensurar a produtividade e garantir mais segurança, além de equipamentos para operadores com mobilidade reduzida. Na área de projetos, o Building Information Modeling (BIM) trouxe benefícios imensos para o setor. E há ainda soluções já aplicadas em algumas obras e por certas empresas, mas que ainda não se massificaram, como a impressão 3D, a realidade aumentada e o uso de robôs nos canteiros de obra”.

Mamede observa que, assim como em outras searas, as novas tecnologias elevam a produtividade e a competitividade a novos patamares, mas também estimulam novos padrões de planejamento e trabalho. “Os impactos ocorrem em toda a cadeia produtiva. O panorama é promissor e ao mesmo tempo desafiador. Por isso, é fundamental estarmos atentos às tendências e inclinações em termos de recursos e práticas do setor”.

Quatro pilares de conteúdo e tecnologia em foco

“Mais de 30 sessões simultâneas serão realizadas durante todo o evento, entre apresentações de cases de sucesso e painéis de debate. No total, mais de 60 palestrantes compartilharão seus conhecimentos durante os dois dias de evento”, destaca Augusto Andrade, Diretor de Feiras da Messe Muenchen do Brasil.

Somada à conferência, patrocinadores e expositores poderão colocar em destaque suas inovações. Eles poderão apresentar casos de sucesso com suas tecnologias aplicadas, ao patrocinar uma palestra em um dos palcos do evento, da mesma forma que poderão adquirir um balcão de negócios na área de exposição, e, assim, destacar suas inovações.

As inscrições para assistir e participar do programa de conteúdo da Smart.Con poderão ser feitas a partir de janeiro de 2021, e os participantes poderão assistir e interagir com todo o conteúdo de maneira presencial ou online, a partir da Plataforma Digital Smart.Con, que está em desenvolvimento e será lançada no início do próximo ano.

Vantagem para os dois eventos

A edição de lançamento da Smart.Con sendo realizada em paralelo à M&T Expo gerará benefícios para os dois eventos. Como uma conferência, a Smart.Con dará oportunidades para que as marcas expositoras da M&T Expo apresentem casos de sucessos que suas máquinas e tecnologias fizeram ser possível acontecer – ao mesmo tempo, os congressistas poderão ver de perto as inovações mencionadas, seja nos estandes dos expositores, seja na Arena de Demonstração. É o melhor dos mundos: conhecimento, demonstração ao vivo e geração de novos negócios.

}