Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 12 de setembro de 2020 por Mecânica de Comunicação

Sobratema celebra 32 anos de história

A Sobratema comemora neste sábado, dia 12 de setembro, 32 anos de trajetória bem-sucedida. Ao longo de sua história tem promovido ações de cunho técnico, informativo, educacional e mercadológico, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento dos setores da construção, mineração, agronegócio e floretal.

Este ano tem sido desafiador para o mundo, devido à pandemia do novo coronavírus, que obrigou a uma série de medidas em todos os países para diminuir o risco de contágio da doença. Mesmo assim, a Sobratema não parou. Pelo contrário, intensificou sua presença digital, realizando uma série de eventos virtuais para disseminar conteúdos extremamente relevantes nesse período e para o pós-pandemia.

Promovidos em parceria com a a Associação Nacional dos Sindicatos e Representantes de Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc), os webinars reuniram, entre os meses de abril e julho, no Canal da Sobratema no Youtube mais de mil participantes em cada edição.

O primeiro tema debatido foi “Impactos e Perspectivas Pós Coronavírus no Setor da Construção e no Segmento de Locação de Equipamentos”, com a palestra do jornalista e economista Luís Artur Nogueira. O segundo assunto “Investimentos em Equipamentos no Mercado em Transformação” trouxe como convidados: Expedito Eloel Arena, sócio-diretor da Casa do Construtor; José Antonio Gorgen, diretor presidente da RISA S/A e Marluz Renato Cariani, diretor Comercial da Ouro Verde. Por fim, o terceiro evento tratou de “Soluções para Aquisição de Bens”, com as ponderações de Barbara Moya, Key Account Manager GRENKE Brasil e Marcio Vidal, diretor da Grenke; Emerson Moroz, Gerente Consórcio Volvo e Sergio Moreira, Diretor Comercial do Banco John Deere.

A entidade também promoveu no dia 20 de agosto o Fórum de Infraestrutura Grandes Construções, que teve como tema central Saneamento e Tecnologia: a chave para o desenvolvimento.

Em formato híbrido, contou com as apresentações de Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil, Ilana Ferreira, superintendente técnica da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), e Hélio Sugimura, gerente de Marketing da Mitsubishi Electric, além dos comentários de Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente (APECS), João Rosa, sócio-fundador da Acqua Expert e Luiz Gonzaga Alves Pereira, diretor presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

Já pela BW Expo, Summit e Digital 2020, realizou, até o presente momento, dez BW TALKS e dez BW LIVES, trazendo os temas mais relevantes para diminuir a pegada ambiental das atividades humanas. Nesse sentido, envolveu áreas como resíduos sólidos, transformação energética, conservação e tratamento de água, saneamento, economia circular, waste-to-energy, construção sustentável, moda sustentável, iniciativas inspiradoras de grandes multinacionais nos setores de alimentos, bebidas, higiene, limpeza e automóveis, entre outros.

O evento que traduz todos esse movimento será promovido entre os dias 17 e 19 de novembro, com pré-show no dia 16/11, em formato digital.

Ainda no mês de novembro, a Sobratema realizará, através da sua Revista M&T, o Tendências no Mercado da Construção. Em sua 15ª edição, divulgará os dados do Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção e os homenageados no Destaque Pós-Venda 2020, uma iniciativa do Núcleo Jovem da entidade. Com esse retrospecto de realizações e iniciativas relevantes para os segmentos onde atua, a Sobratema se mostra pronta para vencer os desafios dos próximos anos.