Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 09 de abril de 2012 por Mecânica de Comunicação

Plano de sustentabilidade ambiental da M&T Expo 2012 envolverá expositores e visitantes

A M&T Expo 2012 quer se consolidar como a feira brasileira de menor impacto ambiental. Para tanto, desenvolveu um plano estratégico, contendo uma série de iniciativas sustentáveis. A intenção da Sobratema, promotora da feira, é dar um passo além da simples ideia de calcular o volume de CO2 emitido em todas as fases da realização do evento e providenciar o replantio de árvores que faça a compensação.

O propósito, neste ano, é estimular os expositores e, em consequência, o público visitante, a ter um maior comprometimento com a questão da sustentabilidade. A Sobratema entende que evitar ou reduzir as emissões é melhor do que fazer apenas o replantio.

Dentre as ações programadas para a M&T Expo 2012, a principal é a concessão de um selo ambiental para os expositores que comprovarem a prática de ações que atenuem a emissão de poluentes decorrentes das atividades realizadas antes, durante e após o evento.

Este selo será exposto no estande do expositor e no catálogo da feira, podendo ainda ser usado pela empresa em suas comunicações voltadas ao público de seu interesse. O selo é fruto de uma parceria entre a Sobratema, o Instituto Totum, organismo certificador de ações ambientais, e a Fundação SOS Mata Atlântica.

Para a obtenção do selo, todos os expositores responderão um questionário, com 10 perguntas, detalhando quais ações ambientais propostas pelos organizadores da feira será capaz de executar. Dentre as questões está, por exemplo, a utilização de transporte coletivo para deslocamento até o centro de convenções.

Além desse item, estão incluídos nos questionários quesitos como uso de material reciclado na montagem do estande e preocupações com uso eficiência de energia durante a feira. Todos os quesitos contam pontos, que são somados para a concessão do selo. As informações fornecidas pelos expositores serão aferidas, por critério de amostragem, pelo Instituto Totum. Haverá, inclusive, a solicitação de documentos que comprovem a realização das ações assinaladas pelo expositor.

Como promotora do evento, a Sobratema também está comprometida a obedecer a uma série de quesitos que comprovam a adoção de medidas compensatórias dos impactos ambientais decorrentes da M&T Expo 2012. Entre as ações, destaca-se a coleta e destinação correta de todo o material resultante da montagem e desmontagem do evento. Haverá ainda, durante os cinco dias da feira, um sistema de coleta seletiva dos resíduos gerados pela visitação, assim como a destinação adequada desse material.  

Ao final da feira, a Sobratema fará um balanço das ações adotadas pela entidade e pelos expositores, calculará o volume de emissões de CO2 que a feira provocará, descontará as medidas compensatórias que foram adotadas e fará o plantio de árvores necessário, consolidando a M&T Expo 2012 como um evento “carbon free”.