Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 16 de agosto de 2021 por Mecânica de Comunicação

Homenagem Póstuma - José Demes Diógenes

A SOBRATEMA lamenta profundamente o falecimento neste sábado, dia 14 de agosto, do engenheiro mecânico e diretor Regional da entidade, José Demes Diógenes, um brilhante profissional de nosso setor.

Com uma atuação dedicada especialmente às grandes obras de infraestrutura e a gestão de frotas para atender os desafios dos canteiros de obras desses projetos, Demes trabalhou por décadas como líder da Superintendência de Equipamentos (Supeq) na Empresa Industrial Técnica S.A. (EIT). A área organizava a distribuição dos equipamentos em conjunto com o gestor de cada obra, dimensionando a frota usada nos canteiros.

Ele participou de projetos como a construção da ferrovia Transnordestina, da transposição do Rio São Francisco, da barragem Gameleira, da contenção do Rio Maranguapinho, e importantes obras rodoviárias pelo país.

Nosso amigo e companheiro Demes, em entrevista para a Revista M&T, mostrou toda sua vivência e experiência na área. Em um de seus relatos, ele destacou a diferença da logística antes dos anos 1980 para hoje. Em uma obra no interior da Bahia, em 1977, a logística era tão complexa que os embarques mais urgentes só aconteciam por avião, e os suprimentos chegavam ao canteiro por caminhão somente aos domingos. “Ficávamos ansiosos para confirmar o recebimento das peças, senão os equipamentos ficariam paralisados. Tínhamos também que manter um estoque significativo”, comentou esse grande colega. ”Hoje, mesmo os canteiros mais distantes dos grandes centros urbanos são atingidos em até 48 horas. Além disso, as comunicações avançaram muito, otimizando os serviços e facilitando a interação entre a área de equipamentos e o gestor da obra”.

A SOBRATEMA se solidariza com familiares, amigos e colegas.

Que Deus o receba de braços abertos e que traga conforto pra família.