Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 13 de setembro de 2021 por Mecânica de Comunicação

Sobratema comemora 33 anos de história

A Sobratema comemorou neste domingo, dia 12 de setembro, 33 anos de trajetória bem-sucedida. Ao longo de sua história tem promovido ações de cunho técnico, informativo, educacional e mercadológico, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento dos setores da construção, meio ambiente e mineração.

Devido à pandemia da Covid-19, o ano segue desafiador, mas a Sobratema mantém sua missão de fornecer conhecimento e informação qualificada ao mercado, por isso intensificou a realização dos Webinar Sobratema, com temáticas técnicas e mercadológicas relevantes para os segmentos de sua atuação. Transmitidos pelo Canal do YouTube da entidade, os eventos digitais reuniram mais de mil participantes por edição.

No dia 15 de abril, a entidade promoveu o Workshop Revista M&T, com o tema central Engenharia 4.0 – Operação Remota de Equipamentos, e no dia 19 de agosto o Fórum de Infraestrutura Grandes Construções, que debateu Saneamento – Desafios da Universalização.

Pelo Movimento BW, a Sobratema contiuou a promover os BW Talks, com a discussão de temas mais abrangentes ligados à sustentabilidade ambiental, e desenvolveu o BW Works, a fim de apresentar de forma mais prática os cases e tecnologias aplicados por empresas e por setores para diminuir o impacto ambiental das atividades humanas. Em dezembro, a entidade realizará um evento com especialistas nessa área.

Ainda no mês de novembro, a Sobratema promoverá, através da sua Revista M&T, o Tendências no Mercado da Construção. Em sua 16ª edição, divulgará os dados inéditos do Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção.

Outra iniciativa importante neste ano foi a criação do Universo Sobratema, que reúne, em um único local, as informações sobre os diversos programas da entidade, agilizando a consulta de empresas e profissionais interessados em promover suas marcas. Nessa seção, é possível identificar as características das conceituadas Revista M&T e Grandes Construções e dos eventos de referência: Tendências no Mercado da Construção, Workshop Revista M&T, Fórum de Infraestrutura Grandes Construções, Webinar Sobratema e BW, gerando orçamentos de forma customizada. Os eventos e publicações da Sobratema possuem ampla visibilidade no mercado, resultando em novas oportunidades de relacionamento e negócios.

Além disso, foi criado também o Comitê de Sustentabilidade, sob coordenação do vice-presidente Silvimar Fernandes Reis, com o intuito de tratar de forma dedicada e focada o tema ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) para o estabelecimento de metas nessas três áreas, considerando sua aplicabilidade e mensurabilidade nos segmentos de atuação da entidade. Com isso, a expectativa é contribuir com seus stakeholders, que precisam estar preparados para o objetivo de zerar as emissões até 2050. O Comitê está trabalhando atualmente na estruturação do Projeto Sustentabilidade ESG para a Sobratema.

Esse retrospecto de realizações e iniciativas relevantes reafirma o empenho, a dedicação e o trabalho da Sobratema para colaborar com seus setores de atuação, na busca de vencerem os desafios dos próximos anos.