Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Vencedores do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto da Abcic

Os vencedores do 10º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, nas categorias Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras, foram anunciados pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) no dia 2 de dezembro, em São Paulo. A solenidade de premiação híbrida (presencial e virtual) reuniu empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais e contou com o apoio institucional da Sobratema.

O Prêmio conta com uma Comitê do Juri, formado por renomados profissionais do setor de engenharia, construção, qualidade e arquitetura, incluindo o presidente e vice-presidente da Sobratema, Afonso Mamede e Paulo Oscar Auler Neto, respectivamente. Auler Neto representa a revista Grandes Construções nessa comissão, enquanto Mamede é o representante da área de construção. 

Em Edificações, a obra vencedora foi o empreendimento Dynamic Faria Lima, em São Paulo (SP), que se caracteriza por ser um projeto dinâmico e flexível, a fim de atender as necessidades corporativas específicas de cada segmento. Um dos grandes desafios foi a concepção da estrutura pré-fabricada fornecida pela Leonardi Construção Industrializada para atender o projeto arquitetônico de Sergio Athié (Athié Wohnrath), que havia sido elaborado para ser edificado de forma convencional. Os pré-requisitos de funcionalidade e estética exigiram alguns pilares com excentricidade a partir do pavimento tipo, grandes vãos livres e painéis de fachada que chegaram a ter 16 metros de comprimento. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi.

Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para LD Celulose – Projeto Amadeus, em Minas Gerais, que também foi o vencedor da categoria Voto Popular. Um dos maiores desafios foi a execução dos tanques circulares e o edifício Cooling Tower, uma vez que a etapa de projetos já precisou de especial atenção para obtenção da melhor solução em pré-fabricado fornecida pela  Cassol Pré-Fabricados. Já o maior destaque da obra foi a necessidade de elevada precisão, com termos menores tolerâncias de produção para que a montagem não acumulasse os desvios, promovendo, principalmente, o encaixe correto de peças e passagens de cabos de protensão exatamente conforme constava em projeto estrutural de Walter do Nascimento Filho (Enge-W Cálculos e Projetos).

Já na categoria Pequenas Obras, o vencedor foi  a Escola Carandá Educação, situada em São Paulo, com projeto arquitetônico de Carla Cristina Alves Estrella Machado (Escritório Königsberger Vannucchi), que teve como desafio acomodar o extenso programa em um terreno pequeno, o que levou à verticalização da edificação. A Protendit, empresa responsável pelo fornecimento do pré-fabricado de concreto, teve como desafio atender de maneira integral os moldes e projetos da arquitetura. Das 514 vigas totais do prédio houve a necessidade de detalhamento de 462 projetos individuais com algum tipo de pequena modificação nas peças. O projeto estrutural ficou a cargo de Flavio Isaia (IGA Engenharia e Consultoria).

O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2021 concedeu ainda duas menções honrosas em cada categoria: Edifício Multipavimentos Sicoob e Vita Boulevard (Edificações); Duplicação Ponte Wagner Estelita e Implantação de 2 Passarelas na Rodovia Rachid Rayes – SP-333 (Infraestrutura); e Geocal Minerações e MPO EDT Alphaville (Pequenas Obras).

Criado em 2011, a premiação prestigia as empresas pré-fabricadoras e os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos.