Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 12 de setembro de 2025 por Mecânica de Comunicação

Sobratema comemora 37 anos de atuação

A Sobratema celebra 37 anos de atuação nesta sexta-feira, dia 12 de setembro. Ao longo desse período, tem trabalhado em prol do desenvolvimento dos mercados de equipamentos, da construção e da mineração, por meio de programas e iniciativas de cunho técnico, institucional, tecnológico, informativo e educacional, que levam informação qualificação, promovem formação profissional e ampliam relacionamentos e parcerias estratégicas.

Uma das principais conquistas do ano foi alcançar o recorde de 1 milhão de usuários únicos em suas diferentes plataformas. Foram mais de 4 milhões de interações no Universo Sobratema, composto por 26 canais de comunicação, incluindo todos os programas da entidade.

Destaque ainda para a bem-sucedida da Missão Empresarial à bauma, realizada em parceria com a AD Turismo, que levou mais de 50 empresários brasileiros para conhecer as principais tendências e lançamentos em máquinas, equipamentos e tecnologia para construção e mineração, entre os dias 7 e 13 de abril, em Munique (Alemanha).

Ao longo dos sete dias de evento, Afonso Mamede, presidente da Sobratema, e Agnaldo Lopes, presidente executivo da associação, se reuniram com diversas entidades do setor de máquinas do mundo, como o Comitê Europeu de Máquinas para Construção (CECE), Associação Comercial Italiana de Máquinas e Equipamentos para Construção (UNACEA), a Associação dos Fabricantes de Equipamentos (AEM), dos Estados Unidos, e a Associação Espanhola de Fabricantes de Equipamentos de Construção e Mineração (Anmopyc), para estreitar relacionamento e fortalecer ações em conjunto. A entidade também realizou visitas e networking aos principais fabricantes de máquinas e equipamentos para construção e mineração no mundo.

Em maio, a Sobratema fechou uma parceria estratégica com a Elebbre, plataforma global direcionada ao mercado de equipamentos pesados para construção, mineração, transporte, içamento de cargas e movimentação de terra, com objetivo de revolucionar a experiência de compra e venda de equipamentos. Com isso, o Shopping Sobratema e o Maquinalista foram unificados, oferecendo uma plataforma eficiente, prática e segura para todo o setor, que conta com inteligência artificial para otimizar a experiência do cliente. Seu design intuitivo e amigável é focado em oferecer serviços importantes aos usuários.

Ainda em maio, no dia 22, foi realizada a primeira edição do Conexão e Negócios, reunindo mais de 150 empresários e profissionais de locadores, usuários de máquinas, fabricantes e parceiros estratégicos, com o objetivo de realizar negócios, ampliar conexões qualificadas e disseminar conhecimento sobre o mercado de equipamentos compactos.

A 1ª edição do Radar Tendências trouxe um panorama completo sobre o mercado de máquinas para construção em 2025. Transmitido no dia 24 de julho, pelo Canal da Sobratema no YouTube, o evento teve mais de 900 visualizações na data e utilizou recursos 3D, resultando em formato inovador, dividido em blocos.

No dia 18 de setembro, o Movimento BW, que reforça o papel da tecnologia para a sustentabilidade no mercado de máquinas, promoverá a segunda edição do BW Fórum, com o objetivo de debater como as tecnologias aplicadas na área de pavimentação auxiliam na diminuição do impacto ambiental.

Já em novembro, acontecerá o Tendências no Mercado da Construção, em formato presencial, no Espaço APAS, em São Paulo, tendo como destaque a divulgação dos dados inéditos do Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção.

O Instituto OPUS de Capacitação Profissional realizou diversos cursos ao longo do ano, com destaque para o Curso de Formação de Rigger, Gestão de Frotas e Supervisão de Rigging.

A Sobratema também realizou diversos encontros com seus associados, atualizou o Programa Custo Horário de Equipamentos para Construção e continuou o trabalho institucional, com a participação nos principais movimentos e iniciativas do setor, a fim de contribuir para a modernização da construção no país.