Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 01 de agosto de 2022 por Mecânica de Comunicação

Pesquisadora do IPT mostra a importância de avaliar o desempenho ambiental da construção no BW Talks

O Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (SIDAC) permite calcular indicadores de desempenho ambiental de produtos de construção com base em dados brasileiros e nos conceitos da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). A ferramenta, lançada recentemente, será detalhada pela engenheira Fernanda Belizario, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), na Unidade de Negócios de Habitação e Edificações, durante o BW Talks A Importância de “Medir" o Desempenho Ambiental da Construção, que acontece nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, às 15h00. 

A pesquisadora coordenou projetos para elaboração de inventários de ciclo de vida de produtos cimentícios brasileiros e o desenvolvimento do SIDAC, cuja primeira versão contempla os indicadores de demanda de energia primária e emissão de CO2, do berço ao portão da fábrica.

Durante o papo com o moderador Vagner Barbosa, Fernanda mostrará como é possível incorporar o desempenho ambiental na construção civil brasileira, de forma simples, prática e acessível, com o objetivo de viabilizar a redução do carbono e da energia incorporados nas edificações.

Para assistir à transmissão do segundo edisódio da série "Pesquisador de IPT" é só acessar o site oficial: www.MovimentoBW.org.br.

O BW Talks A Importância de “Medir" o Desempenho Ambiental da Construção é promovido pelo Movimento BW, uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).