Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 16 de agosto de 2022 por Mecânica de Comunicação

Movimento Reformar para Mudar destaca questões ambientais

O Movimento Reformar para Mudar reuniu as entidades participantes no dia 4 de agosto e um dos assuntos tratados foi o evento realizado pela Abrainc, pelo Secovi-SP e pelo SindusCon-SP, com o objetivo de estimular construtoras e incorporadoras à produção dos inventários de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). A Sobratema participa dessa iniciativa.

Na ocasião, foi apresentada a plataforma CECarbon, Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil, ferramenta que visa contribuir com a gestão climática e energética do setor da construção civil, a partir da padronização de métricas e consistência de dados entre empresas e os atores da cadeia produtiva. 

A ferramenta gratuita, on-line e aderente à realidade das obras, possibilita as melhores escolhas de sustentabilidade desde a fase de projeto até o término da obra e atende totalmente a portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional para o programa Casa Verde e Amarela. 

O encontro do Reformar para Mudar contou também com a presença do Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flavio Amary, que detalhou os programas e os resultados da política habitacional nos municípios do Estado de São Paulo nos últimos anos.

Encontros com Candidatos
Representando o Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia comentou sobre os encontros com pré-candidatos, com melhor colocação nas pesquisas, à Presidência da República e ao Governo do Estado de São Paulo realizados pelas entidades Abrainc, Abrasce, ADVB, AELO, APEOP, AsBEA-SP, Brasinfra, Fiabci-Brasil, Instituto de Engenharia, Secovi-SP, Sinaenco, SindusCon-SP, Sinicesp e Sobratema.

O objetivo das entidades é conhecer as propostas dos postulantes aos cargos de presidente e governador para o desenvolvimento do País e do Estado de São Paulo, e como enxergam a contribuição da construção civil nesse contexto.