Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 30 de agosto de 2022 por Mecânica de Comunicação

Democratização e privatização dos investimentos em infraestrutura contribuem para o crescimento do mercado de equipamentos

A diversificação na forma de investir em infraestrutura tem sido benéfica ao mercado de equipamento. A menor participação do setor público, que respondia por 60% dos recursos na área no início da década passada, o crescimento do capital privado e a democratização dos investimentos via bolsa de valores têm trazido mais segurança e estabilidade para a área de infraestrutura e, consequentemente, têm contribuído para o crescimento do setor de máquinas. 

“Em 2016, caminhando no rumo da privatização dos investimentos em infraestrutura, houve a introdução da TLP (Taxa de Longo Prazo), que reduziu o crédito subsidiado e ampliou a participação dos mercados de capitais no financiamento de projetos, contribuindo para alcançar nos 3 últimos anos, o recorde de 66% dos investimentos privados na infraestrutura”, destacou o engenheiro Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), durante a abertura da M&T Expo 2022 – 11ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, realizada nesta terça-feira, dia 30 de agosto. 

Segundo Mamede, atualmente, o capital privado encontra-se em rodovias, saneamento, agronegócio, mineração, ferrovias, portos, aeroportos, imobiliário. “Isso é importante para dar estabilidade ao boom que vivemos no setor de máquinas e equipamentos”, pontuou. De acordo com dados da Secretaria de Política Econômica, até maio deste ano, as debêntures incentivadas somavam R$ 3,7 bilhões.  

Em seu pronunciamento, o presidente da Sobratema ainda ressaltou que o setor está passando também por uma democratização dos investimentos. “Muitas empresas do nosso segmento passaram a captar recursos via Bolsa de Valores, com destaque para a área do rental, o que demonstra o alto grau de amadurecimento e profissionalismo do mercado, pois são recursos de investidores privados que confiam e apostam no retorno futuro das empresas que operam nos setores da construção, mineração, agronegócio, logística, entre outros”. 

Mamede ainda relembrou dados divulgados recentemente no Webinar Sobratema,  que apontaram vendas de 17 mil máquinas de linha amarela (movimentação de terra) comercializadas no primeiro semestre deste ano. A perspectiva do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção é de alcançar 35 mil unidades vendidas, superando o recorde de 2013, quando foram vendidas 33 mil máquinas. 

Outros pontos salientados por ele foram a importância da digitalização do setor para criar novas oportunidades de negócios e a adoção dos critérios ESG para as empresas se manterem competitivas em um mercado cada vez mais exigente quanto a atuação responsável e transparente das companhias. 

Parte da rede internacional bauma, a M&T Expo é organizada pela Messe Muenchen do Brasil e conta com a parceria institucional da Sobratema, que foi a idealizadora da feira, cuja primeira edição foi promovida em 1995. “Nós da M&T Expo trabalhamos muito para oferecer cada vez mais grandes oportunidades e a conexão com o que queremos para nosso futuro, a partir do que já conquistamos hoje”, finalizou Mamede. 

A solenidade de abertura da feira contou ainda com os pronunciamentos de Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil, Falk Senger, diretor geral da Messe Muenchen, Embaixador Afonso Massot, secretário executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Tenente-Coronel Eduardo de Mendonça Dorneles, diretor do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, José Carlos de Souza Júnior, reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Marcos Garcia, secretário Municipal da Infraestrutura Urbana e Obras em exercício e Silvio Vasconcellos, presidente do CDHU. 

A Sobratema conta na M&T Expo 2022 com um estande institucional, número 616, situado no pavilhão 5, Rua "J", que será o ponto de encontro dos profissionais do setor. O espaço foi elaborado para ser interativo, a fim de que os visitantes se conectem aos programas da entidade