Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 06 de setembro de 2022 por Mecânica de Comunicação

11ª edição da M&T Expo marca a retomada de negócios para o setor de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração

Realizada de 30 de agosto a 02 de setembro a 11ª Edição da M&T Expo, cumpriu seu propósito de promover o desenvolvimento do setor por meio de realização de negócios, disseminação de conteúdo e relacionamento entre diversos profissionais. Imagens disponíveis pelo link da M&T Expo.

Marcado como o grande reencontro do mercado, o evento recebeu visitantes de todos os estados brasileiros além de outros países da América Latina.

Desde 1995 a M&T Expo é uma das mais importantes feiras de negócios da indústria de equipamentos para construção e mineração em toda América Latina e em 2022 apresentou lançamentos de diversos expositores que fizeram desta edição um sucesso de público e negócios.

Com mais de 600 marcas expositoras em 54 mil metros quadrados, o evento teve mais de 30 mil visitas durante os quatro dias. Na parte de conteúdos, foram 192 horas de programação que contou com 52 palestrantes e especialistas. 

Cerimônia de abertura 

A solenidade de abertura contou com as presenças de Falk Senger, diretor executivo da Messe München da Alemanha, Rolf Pickert - CEO da Messe München do Brasil, Afonso Mamede, presidente da Sobratema. Além dos convidados: Affonso Massot, embaixador e Secretário Executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo; Silvio Vasconcellos, Presidente do CDHU, representando Rodrigo Garcia – Governador do Estado de São Paulo; Marcos Garcia, Secretário Municipal da Infraestrutura Urbana e Obras em exercício, representando o prefeito Ricardo Nunes; Coronel Eduardo Mendonça Dorneles diretor do DEC, representando número sua excelência o General do Exército Júlio Cesar Arruda, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro e Professor José Carlos de Souza Junior, Magnífico Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia.

Segundo Katharina Schlegel, diretora de exposições da bauma & IFAT International, a M&T Expo potencializou o networking e a realização de negócios entre visitantes e expositores. “Notamos, ao longo dos quatro dias, uma movimentação intensa nos stands e pudemos presenciar uma interação muito grande, principalmente na troca de conhecimento e no networking para ampliação dos negócios no Brasil e América Latina”.

Em seu discurso, Rolf Pickert, realizador do evento, destacou a importância a M&T Expo para retomada do setor no pós-pandemia e agradeceu o apoio de todos os presentes, entre patrocinadores, apoiadores e todos os envolvidos na realização da M&T Expo. “Chegou o dia tão aguardado. A M&T Expo abre suas portas, repleta de expositores e visitantes, todos com expectativas positivas, o que nos deixa confiantes de que todos os esforços valeram a pena. O entusiasmo pode ser sentido por todos nós. Isso reflete o sentimento do mercado, afinal todos os setores da construção e mineração da América Latina visitam a M&T Expo”.

Afonso Mamede, presidente da Sobratema, e apoiador institucional do evento, comemorou o cenário de otimismo para o comércio de máquinas de construção e da atuação do setor privado na movimentação do mercado rumo ao crescimento positivo previsto para 2023. “A M&T Expo vai ao encontro do êxito comercial do Brasil ante o cenário de incertezas políticas e internacionais e corrobora com otimismo da indústria com a chegada da tecnologia 5G no país”, destacou Afonso.

Conteúdos técnicos para todos os setores  

Profissionais de toda América Latina puderam acompanhar uma série de conteúdos técnicos que enobreceram os quatro dias e contribuíram para o desenvolvimento e evolução do setor de máquinas e equipamentos para construção e mineração. 

O Workshop de Mineração, realizado pela CSCM da Abimaq, que aconteceu no dia 31 de agosto, discutiu temas como “Soluções para inovação e aumento da eficiência operacional” e “Soluções para mitigar/redução de impactos ambientais”. Já no dia 01 de setembro a Analoc realizou o Congresso Nacional de Valorização do Rental, que contou com programação diferenciada e focada na realidade do mercado e na experiência acumulada pelos empresários durante o cenário pandêmico.

Visitantes também participaram do Fórum de Infraestrutura, que apresentou diferentes conteúdos relacionados a obras, aplicação de equipamentos em trabalhos relevantes, projetos e trabalhos nos setores da construção, terraplenagem e mineração; bem como o Fórum de Inovações e Tendências da Construção, que abordou temas como ESG na construção e aplicação de novas tecnologias na indústria 4.0.

Durante a M&T Expo também foi realizado o Rigging Experts, iniciativa da revista Crane Brasil em parceria com a M&T Expo, que reuniu renomados especialistas com experiência comprovada no planejamento e gestão de operações de içamento de cargas em grandes projetos de infraestrutura nos mais diversos segmentos de mercado; o Simpósio A digitalização da nossa indústria: soluções compartilhadas entre a Alemanha e o Brasil, realizado pela A VDMA - Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais, na qual empresas associadas puderam apresentar soluções concretas, exibir como a digitalização pode reduzir custos e ainda aumentar a produtividade; e o Alugar Regional - São Paulo e Região, realizado pela ALEC - Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis, que promoveu o encontro entre locadores de equipamentos de diversas regiões paulistas.

Além disso, esta edição da M&T Expo também contou com a Arena de Demonstração: espaço onde os visitantes puderam ver os equipamentos, máquinas e implementos em operação das empresas como Doosan, Liebberh, Sany.

O visitante Ulises Perazza, diretor da Rilser SA, que veio do Uruguai, ressaltou que a M&T Expo superou suas expectativas tanto na organização como nos expositores encontrados. “Pudemos estabelecer um diálogo presencial com as empresas expositoras do nosso interesse com as quais já estamos a manter contatos para podermos trabalhar”.

Lançamentos e tendências

No setor de Equipamentos para Construção e Mineração, expositores apresentaram produtos e serviços voltados para obras, sejam elas de infraestrutura ou de edificações, bem como aqueles destinados à mineração.

De acordo com Nathalia Machado, gerente de marketing da Liebherr a M&T Expo atendeu muito a expectativa da empresa, mesmo sabendo que o evento seria mais enxuto em relação às edições anteriores. “Fizemos o lançamento de duas máquinas e o mais interessante é que conseguimos vender ambas durante a M&T Expo aqui no Brasil”. A empresa trouxe para M&T Expo as pás carregadeiras L550 e L586 como lançamento.

Já a XCMG levou para seu stand lançamentos como a escavadeira hidráulica XE80DA, que opera em espaços pequenos, conferindo funções de escavação, carregamento e nivelamento. Segundo Renato Torres, diretor comercial da XCMG, a M&T Expo foi um sucesso, pois excedeu as expectativas da XCMG em termos de público. “Recebemos visitantes de todos os estados do país, o que mostra a força da M&T Expo, que é o evento mais importante do nosso segmento de construção e mineração. Nós sentimos que o público que ficou quatro anos sem esse evento compareceu em peso nessa edição”, revelou o executivo.

A M&T Expo, que terminou nesta sexta-feira (2), no São Paulo Expo, foi uma edição histórica, um marco para o setor de construção civil e mineração no Brasil, reafirmando sua importância para toda a cadeia produtiva no País pelos lançamentos e soluções inéditas apresentadas nos quatro dias de evento. A análise é de Alex Xiao, Presidente da SANY do Brasil, ao destacar a presença do público no stand da SANY, como um dos stands mais visitados.

O destaque do stand da SANY, logo na abertura da MT Expo 2022, foi a apresentação dos equipamentos com eficiência de combustão, eletrificação de frota e energias renováveis.

Já no setor de Concreto e Asfalto, o espaço congregou expositores de máquinas e equipamentos para produção, lançamento e acabamento de concreto e asfalto em suas várias aplicações.

Para Thiago Romanelli, gerente comercial da Romanelli, o mercado está aquecido e o termômetro foi, sem dúvida, a visita de profissionais qualificados no stand da empresa. “Foi muito melhor do que esperávamos. Tinha uma expectativa boa, pelo fato da M&T Expo ser referência, mas claro que surpreendeu positivamente esta edição. Foi muito bom para fechamento de negócios”.

Durante a M&T Expo a Metso Outotec, empresa sediada em Helsinque, Finlândia focou em mostrar plantas de processamento sustentáveis que consomem menos água e menos energia. Destaque para a produção de areia industrial, atualmente um produto premium das pedreiras, inclusive pela qualidade que confere à produção de concreto, e a de remineralizadores para a agroindústria.

De acordo com Everson Cremonese, diretor de Vendas para a área de agregados minerais na Metso Outotec, “a M&T Expo foi uma oportunidade de reencontrar pessoalmente os clientes, algo muito importante depois do isolamento da pandemia”. Segundo o executivo, o mercado está ativo, com aquecimento na venda de peças e componentes. 

No setor de Elevação de Carga e Pessoas, visitante puderam conhecer a fundo máquinas e equipamentos que executam trabalhos de elevação de carga e pessoas, nas inúmeras aplicações do setor.

A Zoomlion apresentou seus novos modelos de empilhadeiras contrabalançadas a combustão (GLP e Diesel) de 1,5 à 25 toneladas e empilhadeiras contrabalançadas elétricas de 1,5 à 5 toneladas. Para Ricardo Bertoni, vice-presidente comercial da Zoomlion, a M&T Expo foi surpreendente, pois o executivo acreditava que os eventos poderiam voltar mais cadenciados e com menos público, no pós-pandemia. “Foi justamente o contrário, podemos dizer que nosso stand foi um ponto de encontro para o visitante da M&T Expo, que elogiou nosso espaço e nossas novidades”.

Além do setor de Componentes e serviços, na qual expositores apresentaram novidades em relação ao fornecimento de peças, componentes, insumos e serviços para a manutenção das máquinas e equipamentos e para diversas aplicações na construção e mineração.

João Degario, gerente administrativo da ITR, aprovou o evento mesmo com ausência de grandes marcas. “Viemos com expectativa moderada por conta da ausência das principais montadoras, mas encontramos movimento muito bom com público qualificado e conseguimos fechar bons negócios aqui na M&T Expo”.

Para Heron Lemes, gerente de marketing da Engepeças, a M&T Expo superou muito as expectativas da empresa apesar do ambiente econômico. “Percebemos que o público está bem aquecido e está bem-disposto a negociar, tanto que fechamos contratos durante os quatro dias de M&T Expo”.

A M&T Expo 2022 contou com o apoio de importantes entidades do setor como: Abag, Apecip, Abimaq, Abramat, Alec, Sobratema, entre outras associações e entidades de classe.

Próxima edição 

A próxima edição da M&T Expo já tem data definida e acontecerá em 23 a 26 de abril de 2024.