Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 29 de setembro de 2022 por Mecânica de Comunicação

Após hiato de quatro anos, M&T Expo reforça seu protagonismo ao marcar a retomada dos negócios de máquinas e equipamentos para construção e mineração

Desde 1995 a M&T Expo é uma das mais importantes feiras de negócios da indústria de equipamentos e máquinas para construção e mineração em toda América Latina e em 2022 apresentou lançamentos de diversos expositores, que fizeram desta edição um sucesso de público e negócios. 

Durante os quatro dias, a M&T Expo recebeu mais de 31 mil visitas qualificadas de todos os Estados brasileiros, além de 42 países. Além de promover o reencontro do mercado, o evento contou com novos visitantes, que puderam realizar conexões inéditas com outros visitantes e expositores.

O visitante Ulises Perazza, diretor da Rilser SA, que veio do Uruguai, ressaltou que a M&T Expo superou suas expectativas tanto na organização como nos expositores encontrados. “Pudemos estabelecer um diálogo presencial com as empresas expositoras de nosso interesse, com as quais já estamos a manter contatos para podermos trabalhar”.

Com início marcado pela cerimônia de abertura, o evento contou com as presenças de Falk Senger, diretor executivo da Messe München da Alemanha, Rolf Pickert - CEO da Messe Muenchen do Brasil e Afonso Mamede, presidente da Sobratema que deram as boas-vindas aos convidados. Participaram também da cerimônia Afonso Massot, embaixador e Secretário Executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo; Silvio Vasconcellos, Presidente do CDHU, representando Rodrigo Garcia – Governador do Estado de São Paulo; Marcos Garcia, Secretário Municipal da Infraestrutura Urbana e Obras em exercício, representando o prefeito Ricardo Nunes; Coronel Eduardo Mendonça Dorneles diretor do DEC, representando número sua excelência o General do Exército Júlio Cesar Arruda, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro e Professor José Carlos de Souza Junior, Magnífico Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia. Na plateia estiveram presentes convidados, expositores e representantes de diversas entidades do setor da construção e mineração, parceiras e apoiadoras do evento. São mais de 60 (sessenta) delas que oficialmente apoiam a M&T Expo de maneira institucional, propiciando a interlocução direta com suas empresas associadas na captação de novos expositores interessados e na ampla divulgação da programação da feira, o que assegura uma visitação qualitativa e quantitativa. (Veja a lista completa em www.mtexpo.com.br)

Resultados

Com 52 mil m², a 11ª edição do evento contou com mais de 600 marcas expositoras brasileiras e internacionais de países como Bélgica, Canada, Chile, China, Finlândia, Alemanha, Itália, Japão, Coreia, Holanda, Peru, Polônia, Rússia, Singapura, Espanha, Suíça, Suécia, Turquia e Estados Unidos, que geraram aproximadamente 2,8 bilhões em negócios.

Para Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil, realizadora do evento, os números refletem a importância da M&T Expo para o Brasil e América Latina e mostra o otimismo do setor para a próxima edição do evento, que está programado para 2024. “Passamos por um cenário desafiador nestes últimos quatro anos, especialmente por conta da pandemia, e todo esforço para entregar a melhor M&T Expo dos últimos tempos valeu a pena. Basta ver os números que conquistamos, como visitantes qualificados, conteúdos e presença de expositores de diversos países”.

Expectativas atendidas, com boas perspectivas futuras. Essa é avaliação do Grupo AIZ em relação à sua forte participação. Em uma área de 5 mil metros quadrados, a empresa fez a exibição de máquinas inéditas no mercado brasileiro, como caminhões, escavadeiras e pás carregadeiras com motor elétrico, equipamentos remotamente operados e uma diversidade de modelos adaptados, como escavadeiras anfíbias, caminhão sem cabine e implementos diversos.

De acordo com o gerente de expansão da AIZ, Marco Antônio Sousa, a empresa movimentou negócios da ordem de R$ 73 milhões, incluindo vendas efetuadas e prospecções a curto e médio prazos. “O lançamento de caminhões e máquinas da linha amarela com motor elétrico dá às mineradoras e empresas do setor da construção pesada a possibilidade de cumprir com os objetivos de performance operacional, reduzindo emissões de maneira eficaz”, observa.

Na feira, a Liebherr fez o lançamento de duas máquinas da área de Movimentação de Terra e teve a oportunidade de expor outros equipamentos, como o guindaste de 120t que fez sua estreia em uma feira nacional e uma betoneira, além de muitas outras soluções que oferece. “Tivemos um público importante na feira, de formadores de opinião e decisores. Foi uma excelente oportunidade de gerar negócios e relacionamentos”, explica Tatiana Bielefeld, coordenadora de marketing. A empresa também trouxe para M&T Expo as pás carregadeiras L550 e L586 como lançamento.

Já a XCMG levou para seu stand lançamentos como a escavadeira hidráulica XE80DA, que opera em espaços pequenos, conferindo funções de escavação, carregamento e nivelamento. Segundo Renato Torres, diretor comercial da XCMG, a M&T Expo foi um sucesso, pois excedeu as expectativas da XCMG em termos de público. “Recebemos visitantes de todos os Estados do país, o que mostra a força da M&T Expo, que é o evento mais importante do nosso segmento de construção e mineração. Nós sentimos que o público que ficou quatro anos sem esse evento compareceu em peso nessa edição”, revelou o executivo.

Para Cleber Carvalho, CEO da Tracbel, uma das maiores distribuidoras de equipamentos pesados do Brasil, a M&T Expo é a principal feira da América Latina, o que é vital para divulgação da marca e fechamento de negócios. “Tivemos um resultado excepcional e pudemos notar que o novo normal para feiras e eventos é o varejo, justamente pela forte participação desse setor durante os quatro dias”, destaca o executivo do Grupo Tracbel. A empresa exibiu, no seu estande de 750 m², carregadeiras e escavadeiras das marcas Volvo e SDLG, empilhadeiras da Kalmar, motores Volvo Penta, pacotes de serviço, novos recursos tecnológicos para atendimento aos clientes e ainda oferecendo financiamentos com taxas subsidiadas.

Afonso Mamede, presidente da Sobratema e parceiro institucional do evento, comemorou o cenário de otimismo para o comércio de máquinas de construção e da atuação do setor privado na movimentação do mercado rumo ao crescimento positivo previsto para 2023. “A M&T Expo vai ao encontro do êxito comercial do Brasil ante o cenário de incertezas políticas e internacionais e corrobora com o otimismo da indústria com a chegada da tecnologia 5G no país”, destacou Afonso.

Disseminação de conteúdo

Com uma programação intensa de congressos e fóruns, o evento promoveu 192 horas de conteúdo técnico, que contou com 52 palestrantes especialistas e participação de 1.149 congressistas.

Foram encontros de altíssima qualidade, promovidos em conjunto com parceiros como: Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração (CSCM) da ABIMAQ, Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (ANALOC), Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA), Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (ALEC) e Revista Crane Brasil.

Na Arena de Demonstração os visitantes puderam ver ao vivo os equipamentos, máquinas e implementos em operação das empresas como Doosan, Liebherr, Sany e outras.

Próxima edição

De acordo com as pesquisas feitas durante o evento, mais de 80% do público visitante realizou negócios e 90% ficou muito satisfeito com o evento, pretendendo voltar na próxima edição, que acontecerá em 2024 no São Paulo Expo, maior centro de convenções e eventos da América Latina.