Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 31 de agosto de 2022

Canal Solar - Ampliação das renováveis eleva competitividade do país

Ampliação das renováveis eleva competitividade do país

Diretor de normalização da ABNT destaca ainda que a solar é fundamental para acelerar a transição energética

Autor: 31 de agosto de 2022Brasil

Ampliação das renováveis eleva competitividade do país

Investidores estão aproveitando as áreas dos parques eólicos para colocar módulos FV: Foto: Envato Elements

O Brasil é protagonista na área de energia e tem o potencial de ampliar a participação de fontes renováveis em sua matriz para ser ainda mais competitivo e alinhado aos critérios ESG e, com isso, contribuir para que as empresas se tornem mais competitivas.

A avaliação foi feita por Nelson Al Assal Filho, diretor de normalização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), durante 8º Fórum de Infraestrutura Grandes Construções, que tratou do tema “Oportunidades e Desafios do Setor de Energia no Brasil”, no dia 25 de agosto.

Fabiane Ferrão, gestora da Unidade de Negócios Renováveis da TRACTEBEL Engie, também comentou sobre o assunto e destacou que as renováveis permitiram que o setor industrial reduzisse seus custos com energia.

“Em alguns casos, fizeram também com que o segmento se tornasse independente produzindo sua própria eletricidade, com a possibilidade de vender os excedentes dessa produção, ganhando uma renda adicional e obtendo um impacto ambiental positivo”, relatou.

Contudo, para Felipe Gonçalves, superintendente de Pesquisa da FGV Energia, no curto prazo, o setor elétrico ainda precisará dos recursos fósseis, mesmo expandido o uso das renováveis. O sistema hidrotérmico – fonte hídrica complementada com termelétricas a gás natural – ainda será majoritário.

Já Manoel Ribeiro, superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Álya Construtora, a fonte hidrelétrica é a bateria e a base do sistema. Por isso, outras usinas hidrelétricas serão feitas na região da Amazônia, que ainda possui muito potencial a ser explorado.

“Não se pode abrir mão de outras hidrelétricas, porque estaria aumentando o despacho da energia térmica, acarretando em preços e custos mais altos, não atendimento aos compromissos da COP e aceleração das emissões de dióxido de carbono”, explicou.

Do seu ponto de vista, a diversificação da matriz contribui para ampliar a capacidade do país, para o atendimento à população, para a competitividade da indústria e para um preço adequado da energia.

Importância da energia solar

Al Assal Filho pontuou que o tempo para a transição energética é curto, requerendo um salto para um novo modelo, onde as fontes solar e eólica serão fundamentais.

De acordo com ele, a descarbonização não se trata apenas de produzir energia, mas também de gerenciar melhor a eletricidade, trazendo uma ecoeficiência maior para a rede e nos dispositivos, aprimorando o desempenho e a eficiência energética.

Nesse sentido, afirmou que a tecnologia fotovoltaica flutuante é uma solução limpa, sustentável, ambientalmente favorável. “Desenvolvida por brasileiros, com ajuda de computação avançada e com uma equipe multidisciplinar, o sistema tem demostrado robustez e performance em usinas hidrelétricas brasileiras, como a UHE Itumbiara e UHE Belo Monte, além de atender uma comunidade indígena na região amazônica”.

“Nesse comunidade, a tecnologia fornece 24 horas de energia sem derrubar uma árvore, sem emitir uma grama de CO2 na atmosfera da floresta e sem contaminar o solo com diesel”, enfatizou Demóstenes Barbosa, presidente da Base Energia Sustentável.

O executivo ressaltou que a meta é escalar a tecnologia, “pois vislumbramos o potencial de dobrar a capacidade de geração de energia no Brasil, e isso utilizando menos de 10% dos reservatórios das usinas hidrelétricas”.

Modernização regulatória

Outro ponto importante é a modernização regulatória do setor de energia que, segundo Goncalves, tem sido importante para criar um ambiente robusto para uma maior participação das fontes renováveis, para operar o sistema de forma mais segura e para a entrada da digitalização, trazendo a possibilidade de os consumidores terem uma papel mais relevante no setor elétrico.

Ele lembrou ainda do potencial brasileiro dos biocombustíveis e bioenergia, e da oportunidade de produzir e exportar H2 (hidrogênio verde) e de fabricar produtos verdes.

“Se pensar nos grandes volumes de energia elétrica para produção de H2, uma alternativa será a implantação das eólicas offshore próximas à costa brasileira e à planta de hidrogênio. O conjunto dessas tecnologias pode trazer ganho de escala, redução de custo e desenvolvimento da indústria com competitividade”, disse o superintendente da FGV.

Aproveitamento dos parques eólicos com solar

A apresentação de Fabiane no fórum abordou ainda o interesse dos investidores em aproveitar as áreas dos parques eólicos para colocar módulos solares fotovoltaicos, pois a infraestrutura existente de distribuição e transmissão pode ser compartilhada, reduzindo custos com a infraestrutura, além da rápida implantação.

Entre os desafios estão: a necessidade de estudos para verificar a capacidade do sistema de transmissão com uma nova injeção de empreendimentos eólicos, e a adoção de estratégias para redução da intermitência, como fontes acessórias combinadas e o armazenamento de energia.