Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 13 de abril de 2023 por Mecânica de Comunicação

Vice-presidente da Sobratema falará sobre oportunidades do Rental em evento da M&T Expo

O mercado brasileiro de locação de equipamentos conta com mais de 30,1 mil empresas, que possuem uma importante função social ao gerar cerca de 210 mil empregos diretos. Ano passado, o setor faturou aproximadamente R$ 24 bilhões, com a abertura de novas oportunidades de negócios e de obras, a partir de medidas menos restritivas da pandemia e aumento das exportações de commodities.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas, em média, os embarques e faturamentos para o setor representam em torno de 30% do mercado total de linha amarela (equipamentos de movimentação de terra). De acordo com o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, da Associação Brasileira de Equipamentos para Construção e Mineração (Sobratema), o rental representou 26% das vendas de máquinas em 2022.

Além do crescimento do setor, o rental tem passada por mudanças significativas, que podem gerar novas oportunidades para as locadoras. Assim, para trazer mais informações sobre as chances de novos negócios no mercado, bem como o cenário atual do setor, a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, promoverá no dia 25 de abril, a partir das 18h, na Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplenagem, Ar Comprimido, Hidráulico e Equipamentos de Construção Civil (Apelmat), o encontro Rental: Oportunidades presentes e futuras

O evento contará com a Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, diretor da Analoc e presidente da ESCAD Rental; Hilário José Sena, presidente da Apelmat; Paulo da Cruz Alcaide, vice-presidente da Apelmat; e Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil. Eles avaliarão o potencial de crescimento desse mercado, mostrarão como os benefícios e as vantagens competitivas de alugar máquinas têm atraído novos clientes, e como aproveitar as oportunidades que estão surgindo no mercado. Para participar, é só enviar um e-mail para info@mtexpo.com.br.

A realização de encontros entre expositores e visitantes no Brasil e na América do Sul faz parte do projeto 365, que estimula a interação entre os compradores e empresas e possibilita uma chance de ampliar o relacionamento com diferentes públicos para abertura de novos negócios. Outra ação dentro desse projeto é o apoio e presença em eventos dos parceiros.

A M&T Expo é organizada pela Messe Muenchen do Brasil e tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). A próxima edição da feira acontecerá de 23 a 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo. Em 2022, a feira contou com mais de 600 marcas expositoras em 54 mil metros quadrados. Na parte de conteúdo, foram 192 horas de programação, com 52 palestrantes e especialistas participantes.