Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 17 de abril de 2023 por Mecânica de Comunicação

Ações preditivas e preventivas ajudam a mitigar os custos operacionais dos equipamentos

Os custos operacionais de equipamentos podem ser diminuídos a partir da implantação de ações preditivas e preventivas, que antecipam possíveis problemas nas máquinas, reduzindo riscos de danos maiores, mais complexos e onerosos. Essa prática amplia a produtividade e a confiabilidade dos equipamentos, garantindo uma operação mais eficiente, segura e com menor emissão de gases poluentes.

De acordo com Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a execução sistemática dos planos de manutenção preventiva, com a utilização de peças de boa qualidade e confiáveis, aliadas a uma equipe de mecânicos bem treinada, e utilizando as ferramentas adequadas são os pontos-chaves. “Quando a manutenção é bem feita, ela recoloca o equipamento na sua condição original, garantindo a máxima performance da máquina e o menor custo. Quando a manutenção é mal feita, em muitos casos, são necessários retrabalhos, ou seja, o barato muitas vezes sai caro”, explica.

O planejamento das manutenções tem o objetivo de compatibilizar as demandas de produção com as necessidades das manutenções programadas dos equipamentos, por isso um bom planejamento garante a máxima performance da frota em uma operação, ao otimizar as equipes de manutenção, a logística dos insumos e ao realizar uma melhor compra de peças. “Todas estas ações trabalham a favor da redução dos custos operacionais e da otimização de produtividade do equipamento ao longo da sua vida”, diz Auler Neto, que acrescenta que a postergação ou a não execução de uma manutenção programada, com o intuito reduzir os tempos de paralisação dos equipamentos gera um efeito “bola de neve”, pois as paradas não programadas são sempre mais longas e mais caras do que as programadas.

Além de uma visão antecipada sobre os danos no equipamento, o vice-presidente da Sobratema reforça ainda a relevância do investimento para a formação e qualificação de mão de obra, tanto de operação como de manutenção. “A utilização de bons profissionais é fundamental para uma gestão de baixo custo nos equipamentos”, pontua.

Esse tema será debatido no Workshop Revista M&T, que será realizando no dia 27 de abril, a partir das 15h00, com transmissão pelo site oficial. “Com o passar dos anos e das novas tecnologias implementadas precisamos rever os conceitos e os parâmetros de custos a serem adotados. Nosso objetivo é mostrar como a evolução tecnológica impactou nos custos dos equipamentos e mostrar as formas atuais de avaliação e precificação para cada um dos itens que compõe os custos dos equipamentos”, destaca Auler Neto.

Com o tema central “Novos Conceitos nos Custos dos Equipamentos”, o evento virtual terá quatro apresentações dos especialistas: Flavio Banchi, gerente de Negócios e Projeto da Assiste Engenharia de Softwares Técnicos, que  tratará da “Otimização dos custos dos equipamentos”; Amadeu Martinelli, sócio-diretor de Operações, Novos Negócios e Tecnologia da WPX Locações, que abordará a “Análise de investimentos”, Rodrigo Horvath, engenheiro de Serviços da Komatsu, e Thiago de Oliveira Santo, analista de Serviços da Komatsu, que trarão informações sobre “Ações Preditivas”, e José Luiz Passarelli Vicentini, diretor regional da Sobratema, que detalhará o Programa Custo-Horário de Equipamentos da Sobratema, que foi criado por uma equipe de profissionais com larga experiência como usuários de equipamentos e, por meio de uma ferramenta simples e objetiva, busca auxiliar na precificação dos equipamentos em um determinado projeto.

A ferramenta pode ser customizada, inserindo parâmetros reais de cada usuário e de cada operação. “Os valores obtidos auxiliam no planejamento de longo prazo dos custos de uma obra, e tendo um bom acompanhamento, permite também identificar os eventuais desvios que possam estar ocorrendo entre o previsto e o realizado de um determinado item da composição dos custos de um equipamento ou mesmo de uma obra”, avalia o vice-presidente da Sobratema.

Anualmente, o Workshop Revista M&T elege um tema relevante e atual da área de equipamentos para que o público participante e o mercado atualizem seu conhecimento sobre tendências, novidades e tecnologias, que contribuirão para o planejamento estratégico das empresas e o dia a dia da operação com máquinas.

Serviço:
Workshop Revista M&T
Tema: Novos Conceitos nos Custos dos Equipamentos
Data: 27 de abril
Horário: a partir das 15h00
Inscrições e Transmissão online pelo site oficial