Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 25 de abril de 2023 por Mecânica de Comunicação

Movimento BW recebe apoio do SENAI para o lançamento de uma nova série sobre empresas inovadoras

O Movimento BW estrará no dia 03 de maio uma nova série BW Works, com o objetivo de seguir seu propósito de estimular e disseminar o uso de inovação e tecnologia para o desenvolvimento de novos produtos, soluções e serviços sustentáveis, que reduzam a pegada ambiental das atividades humanas. 

A nova série conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que, por meio dos Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia, tem feito um trabalho ativo e importante, em parceria com diversas indústrias, de todos os portes, em todo o país, para que soluções disruptivas e sustentáveis cheguem ao mercado nacional, beneficiando a sociedade brasileira e elevando o nível de competitividade da indústria nacional. 

Para Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), idealizadora do Movimento BW, o Brasil é uma potência ambiental, por ter uma biodiversidade que precisa ser valorizada e conservada, mas que possui uma capacidade para geração de renda para as comunidades locais, que propiciará uma melhor qualidade de vida das pessoas e da sociedade em geral. “Nesse sentido, as iniciativas do SENAI em conjunto com a indústria são fantásticas e precisam ser compartilhadas e viralizadas, de modo a impulsionar a criação de novos produtos a partir de soluções criativas e inovadoras, que valorizem o cuidado ao meio ambiente e ao planeta”, afirma.

Na avaliação do diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI, Jefferson Gomes, a iniciativa contribui diretamente para mostrar que a pesquisa aplicada e inovação geram negócios sustentáveis para a indústria brasileira. “Os casos que serão destacados na série são exemplos concretos de que é possível estimular a reindustrialização brasileira com impactos positivos no meio ambiente. Mostramos que o Brasil já é uma potência ambiental. É nisso que o SENAI acredita e por isso essa parceria com a Sobratema”, ressalta Gomes. 

O BW Works SENAI – Empresas Inovadoras contará com dez episódios que retratarão os cases desenvolvidos pela indústria, em parceria com o SENAI. Esses projetos englobam segmentos como agronegócio, têxtil, alimentício, farmacológico, cosmético, de vidro, de filtros, de combustíveis renováveis, e foram realizados em diversas regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. E foram realizados em diversas regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. 

O episódio inaugural contará com a participação dos pesquisadores dos Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia, que trarão informações iniciais sobre cada projeto e mostrarão a importância da parceria entre a instituição e as indústrias para atender diversas demandas de mercado, fomentando a produtividade, a sustentabilidade, a qualidade e a competitividade da indústria. 

Todo o conteúdo produzido pelo Movimento BW está disponível no site oficial

Institutos SENAI de Inovação 

A inovação é parte estratégica para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos instrumentos para fomentar Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em direção a soluções mais sustentáveis é a rede de Institutos SENAI de Inovação, com abrangência em todo o país. 

Na última década, os 28 Institutos formaram uma equipe de 1.027 colaboradores (sendo 47% com mestrado ou doutorado) responsáveis pela execução de mais de R$ 1,9 bilhão, destinados a mais de 1.930 projetos. Todos desenvolvidos em parceria com cerca de 860 empresas industriais. 

A rede foi criada para atender as demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional. 

Institutos SENAI de Tecnologia 

Aliados ao desenvolvimento industrial, os 60 Institutos SENAI de Tecnologia oferecem serviços de metrologia e de consultoria que tem soluções para reduzir desperdícios e impactos nas práticas produtivas e na produtividade. A rede conta com equipe de 1,3 mil consultores capacitados em metodologias padronizadas e testadas, conectados em rede nacional para atendimento de demandas setoriais. Em 2022, foram executados 2,1 milhões de ensaios nos 232 laboratórios de serviços metrológicos em atividade.