Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 16 de maio de 2023 por Mecânica de Comunicação

Inteligência artificial e metaverso abrem novas possibilidades para a área de infraestrutura

A tecnologia é fundamental para o crescimento sustentável das empresas. Desenvolvida para aprimorar processos, para elevar a produtividade e eficiência das operações e para otimizar tarefas diárias, também abre novas possiblidades de incrementar os negócios e criar soluções inovadoras e disruptivas em mercados tradicionais e consolidados.

A inteligência artificial (IA) e o metaverso são dois exemplos de tecnologias que permitem que setores, como a infraestrutura, explorem novas perspectivas, resultando em benefícios para quem projeta, constrói e usufrui.

“O engenheiro pode, a partir da IA e do metaverso, passar por todas as etapas de um projeto de forma virtual, testando possibilidades e seus extremos. Quando o projeto se transforma em realidade todos os pontos de não conformidade ou que necessitam de algum ajuste já estão solucionados. Isso se reverte em redução de custos e de tempo antes da etapa do projeto, com protótipo e correções, e da própria obra; e diminuição de materiais, uma vez que os projetos serão melhor dimensionados e mais assertivos”, avalia Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

 As duas tecnologias possibilitam ainda que os profissionais enxerguem os conceitos e a situações sob um novo prisma. Desse modo, na visão de Auler Neto, é preciso ter a mente aberta para aceitar essa realidade e para se adaptar a essa evolução. Contudo, ele pondera que existem desafios que precisam ser superados, como a infraestrutura necessária para implantação dos sistemas de conectividade mais confiáveis que os atuais, o treinamento de toda a cadeia de pessoas envolvidas e a quebra de paradigmas.

 Para trazer uma visão atualizada de como está o uso da IA e do metaverso na infraestrutura, a Sobratema, que está sempre conectada às novas tecnologias, realizará, nesta quinta-feira, dia 18 de maio, a partir das 15h, o Webinar Sobratema Inteligência Artificial e Metaverso no mundo da infraestrutura. O evento online terá transmissão pelo Canal da Sobratema no YouTube.

“Não podíamos deixar de apresentar ao mercado esse tema, por ser complexo, estar em pleno desenvolvimento e avançando a uma velocidade incrível. O evento também irá vislumbrar onde a infraestrutura pode chegar com a IA e o metaverso. Nosso objetivo é que as pessoas estejam atentas à essa realidade e possam refletir e se adaptar para terem sucesso no futuro”, explica o vice-presidente da Sobratema.

Com três apresentações, a programação terá João Carlos Orzzi Lucas, sócio diretor GRC y cyber law, da consultoria CONEXIG, falando sobre riscos e responsabilidades do uso de novas tecnologias; Leandro Nilo de Moura, gerente de marketing na Manitowoc Cranes Latin America, trazendo case de produto que utiliza realidade virtual e metaverso; e Wilson Gavião Neto, cientista de dados do Instituto SENAI de Inovação, versando sobre inteligência artificial e suas aplicações. A abertura do Webinar ficará a cargo de Afonso Mamede, presidente da Sobratema.

O Webinar Sobratema Inteligência Artificial e Metaverso no mundo da infraestrutura conta com o apoio da Komatsu e Tracbel e é direcionado para todos os profissionais das áreas da construção, do rental, da infraestrutura, de equipamentos, fornecedores e prestadores de serviço, agentes públicos e representantes de entidades setoriais.