Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 02 de dezembro de 2022

BES News - Vendas de equipamentos de construção devem crescer 27% em 2022

Vendas de equipamentos de construção devem crescer 27% em 2022 

As vendas de equipamentos de construção devem crescer expressivamente em 2022, batendo 65,1 mil máquinas comercializadas no ano. O volume representa um aumento de 27% em comparação ao ano passado, quando foram vendidas 51,1 mil unidades. Os dados são do Estudo de Mercado da Sobratema. 

O destaque de vendas em questão de crescimento fica por conta das pás carregadeiras, que venderam 10,2 mil unidades, crescimento de 26% em comparação a 2021. As escavadeiras hidráulicas foram os equipamentos mais vendidos, com 11,9 mil, um aumento de 24%. As retroescavadeiras também tiveram crescimento relevante, de 18%, vendendo 9,3 mil máquinas. 

A categoria “demais equipamentos”, que engloba guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos, plataformas elevatórias e equipamentos para concreto, também prevê um crescimento de 47% ante 2021, com 7,2 mil unidades comercializadas, com destaque para o aumento de 94% nas vendas de plataformas elevatórias. 

Até mesmo os equipamentos de concreto seguem uma curva de crescimento, apesar da retração das vendas de cimento. A comercialização de autobomba com mastro de distribuição deve registrar uma elevação de 186% neste ano ante 2021, enquanto as bombas estacionárias rebocáveis devem chegar a uma alta nas vendas de 65% em 2022. Por outro lado, os caminhões betoneira devem sofrer uma baixa de 6% nas vendas. 

Ainda houve espaço para crescimento das motoniveladoras (19%) e dos tratores de esteira (20%). Em relação à comercialização de caminhões rodoviários e tratores pesados de pneus demandados na construção, a previsão é de crescimento de 39% e 15% neste ano, respectivamente, perante o ano anterior. O ponto negativo está nos caminhões fora de estrada que obtiveram uma redução de 53% nas unidades vendidas.  

O estudo de mercado é mais conservador quanto às expectativas para 2023. Depois de um ano muito bom, é esperado que as vendas de todo o setor de equipamentos para construção aumentem 4%.