Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 11 de setembro de 2020 por Mecânica de Comunicação

Sobratema traz informações do mercado da construção em lançamento da Scania

A Sobratema foi convidada para participar da coletiva de imprensa da Scania, realizada no dia 10 de setembro, com o objetivo de apresentar informações sobre o mercado de infraestrutura e sobre o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção. O engenheiro Afonso Mamede, presidente da entidade, ministrou uma palestra e respondeu aos questionamentos dos jornalistas.

Ele conceitou o Estudo da Sobratema e trouxe os dados divulgados no ano passado, durante o Tendências no Mercado da Construção, que  projetou um crescimento importante nas vendas de máquinas neste ano. Contudo, com a pandemia do novo coronavírus, há incertezas sobre o cenário econômico brasileiro, com repercussão no segmento. Mesmo assim, segundo dados apenas dos dealers que participam do Estudo de Mercado, houve um crescimento de 62% na comercialização de equipamentos no primeiro semestre ante ao mesmo período de 2019.

Mamede ainda apresentou aos mais de 50 jornalistas presentes ao evento da Scania, incluindo a Revista M&T, dados atualizados com as previsões de investimento do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) nos modais rodoviário, portuário, aeroportuário e ferroviário. Além disso, também trouxe informações sobre recursos previstos em alguns estados brasileiros. 

O evento da Scania foi promovido para apresentar seu novo veículo de configuração 10x4, o Scania G 540 10x4/6 XT Heavy Tipper, desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada. “Apesar da pandemia, o ano de 2020 manteve o segmento da mineração estável, aquecido e propiciando grandes negócios para a Scania. Já as grandes construções vêm sendo retomadas gradativamente pelas iniciativas pública e privada”, conta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “Agosto foi o melhor para nós numa mensuração dos 30 últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de 350 unidades comercializadas. Portanto, seguimos confiantes no potencial desses dois mercados para os próximos anos", disse.

O evento contou ainda com uma palestra de Flávio Ottoni Penido, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).