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Publicado em 15 de maio de 2025 por Mecânica de Comunicação

Uso do biodiesel para geração distribuída pode reduzir impactos ambientais

O biodiesel é um biocombustível composto de mono-alquil-ésteres de ácidos graxos de cadeia longa, podendo conter ou não duplas ligações, derivados de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, sendo possível também obter o biodiesel a partir de óleo ou gordura usadas.

Apresenta uma série de vantagens quando comparado ao diesel de origem fóssil tais como: é praticamente livre de enxofre, não possui compostos aromáticos, tem médios teores de oxigênio, alta lubricidade, elevado ponto de fulgor (> 130ºC), apresenta baixo risco de explosão facilitando o transporte e armazenamento, não é tóxico, é biodegradável, proveniente de fontes renováveis, sua queima emite menos material particulado – MP (48%), hidrocarbonetos – HC (67%), monóxido de carbono – CO (48%), dióxido de carbono – CO2 (80%), óxido de enxofre – SOx (100%), e, portanto, é menos poluente que o diesel fóssil, além de possibilitar geração de empregos, o uso de créditos de carbono e, consequentemente, apresentar um alto potencial de geração de renda.

Os benefícios técnicos e ambientais tornam o biodiesel atraente como combustível alternativo para o setor de transporte e geração de energia. Entre os principais benefícios econômicos, pode-se citar: diminuição da dependência da importação de diesel fóssil, diversidade de matriz energética, possibilidade de criação de empregos, desenvolvimento de novas tecnologias e a competitividade internacional.

Em relação aos impactos ambientais do biodiesel, destacam-se como benefícios a redução de gases de efeito estufa, a biodegradabilidade, a redução de enxofre a zero, emissões aromáticas e a menor toxicidade. Finalmente, benefícios em relação aos aspectos energéticos são a confiabilidade de abastecimento, o maior ponto de fulgor, e a capacidade de renovação.

Nos transportes, vários trabalhos foram relatados na literatura, tanto com veículos leves como carros de passageiro típicos, quanto em veículos pesados como ônibus e caminhões. Em ambos os casos, pesquisas passadas já concluem que motores diesel abastecidos com misturas de biodiesel geralmente produzem menores emissões de GEE em geral.

No que diz respeito aos geradores, pesquisas são apresentadas na literatura usando diferentes matérias primas na produção de biodiesel, diferentes motores, bem como diferentes grupos motor-gerador. Alguns trabalhos têm analisado o aquecimento da mistura diesel-biodiesel para diminuir a viscosidade dos combustíveis a fim de eliminar várias dificuldades operacionais69. Outros trabalhos têm investigado o uso de EGR (recirculação dos gases de escape) para reduzir as emissões de NOx, bem como o material particulado, devido à baixa temperatura da câmara de combustão. Em todos os estudos, os resultados mostraram que o biodiesel pode ser usado como combustível alternativo para abastecer os motores diesel sem modificações.

A dissertação de mestrado Avaliação de desempenho de um grupo gerador à biocombustíveis para geração de energia elétrica distribuída, defendida por Rodrigo Latuf de Andrade, no Programa de Pós Graduação em Biocombustíveis da Universidade Federal de Uberlândia, sob orientação do professor Daniel Pasquini, concluiu que não há impeditivos para o uso do biodiesel como biocombustível para geração distribuída.

O combustível biodiesel B100 adquirido de uma distribuidora de combustíveis, teve os aspectos apresentados em laudo laboratorial satisfatórios, uma vez que os parâmetros analisados encontraram-se em conformidade com a Resolução ANP nº 45/2014, que estabelece a especificação do biodiesel contida no Regulamento Técnico ANP nº 3/2014 e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos diversos agentes econômicos que comercializam o produto no Brasil.

Sobre os benefícios do uso B100, em relação ao diesel, além da restrição da origem renovável, para uso em geração distribuída. A redução significativa de enxofre no B100 reduz também a formação da chuva ácida, das diversas doenças ocasionadas nos grandes centros urbanos, prejuízos ao meio ambiente e agricultura e a contaminação do próprio motor.