Publicado em 31 de julho de 2025 por Mecânica de Comunicação
O design de produto industrial envolve um processo técnico e criativo relacionado com a concepção, elaboração e especificação de um artefato. Este processo é orientado por um objetivo ou um propósito. É uma ideia, um projeto ou um plano para a solução de um problema determinado. Seu conceito compreende a concretização de uma ideia em forma de projetos ou modelos, mediante a transformação de materiais, construção e configuração física, resultando em um produto industrial passível de produção em série.
O design trafega por uma via de mão dupla em que influencia e ao mesmo tempo em que sofre influências da sociedade e, portanto, da cultura. O design também é um processo de transformação de materiais, objetivando a produção de um produto ou sistema de produtos que satisfazem às exigências do ambiente humano. Começa pelo desenvolvimento de uma ideia, concretiza-se em uma fase de projeto e tem por finalidade a resolução dos problemas que resultam das necessidades humanas. É também um poderoso estímulo ao consumo, que se tornou indispensável na contemporaneidade fornecendo aos objetos características estéticas, culturais, de personalidade e de funcionalidade.
Nas últimas duas décadas, desde que o conceito de Desenvolvimento Sustentável passou a fazer parte das políticas internacionais de modo mais efetivo, o meio ambiente passou de uma fonte inesgotável de recursos e receptor de resíduos infinito, para o status de ativo da sociedade global e tem sido o foco de contínuas discussões em nível mundial. Neste contexto, os tradicionais domínios do design, até então profundamente interconectados com os padrões de produção e consumo determinados pelo meio industrial e social, passaram a sofrer influências e a incluir questões ecológicas na pauta de discussões e ações em níveis nacionais e internacionais.
A Economia Circular (EC) é um conceito estratégico assentado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim de vida da economia linear, por novos fluxos cíclicos perenes, num processo integrado. Entende-se que as atividades econômicas em uma EC geram e recuperam valor de produtos e serviços, mantidos por longo prazo e para todas as partes envolvidas no sistema econômico. Sua implantação baseia-se na preservação e na valorização do capital natural, minimizando desperdícios. O conceito atua nos diversos elos das cadeias, das etapas de concepção à reentrada nos ciclos produtivos.
No âmbito da indústria, o design tornou-se um valioso instrumento de fomento para a transição da lógica linear para a circular, na medida em que se projeta para vários ciclos de vida, economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, considerando a viabilidade do desenvolvimento de produtos e serviços mais duradouros que utilizem menos recursos naturais e energéticos.
Considera-se que é na fase de design que a maioria das características de um produto, ao longo de seu ciclo de vida, são definidas. Sob a ótica dos processos produtivos, o design passou a desempenhar um papel fundamental, tornando exequível a proposição de novos cenários, processos e sistemas baseados em diretrizes de desenvolvimento sustentável, assumindo novas funções diante do atual panorama socioeconômico e ambiental.
Somente uma abordagem ampla e integrada das competências do designer poderia viabilizar a passagem do projeto unicamente focado no desenvolvimento econômico, para projetos sistêmicos, baseados em requisitos ambientais e sócio éticos. Tornou-se evidente e necessária uma profunda reavaliação dos fundamentos do design, de modo que a atividade de projeto se tornasse mais eficiente, acessível, eficaz e coerente, capacitando o designer para atuar de forma crítica e participativa e não como mero executor de projetos, submisso a interesses comerciais e mercadológicos.
As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado O design para a economia circular: Repensando a forma como fazemos as coisas, defendida por Luiz Carlos Fernandes Pereira, no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília, sob orientação da professora Ana Cláudia Maynardes.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade